Linguística Alemã 2

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011709
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter completado o nível A2.1 de Alemão (Alemão 1, 2 e 3); desejavelmente, nível B1.1 (Alemão 5) ou superior.

Métodos de Ensino

1) exposição teórica por parte da docente, acompanhada de tópicos projetados em suporte eletrónico;

2) diálogo com os alunos;

3) análise de exemplos escolhidos e resolução de exercícios (formação lexical, sintaxe e semântica frásica do alemão);

4) abordagem contrastiva – confronto com a língua portuguesa, nos níveis de análise linguística acima enunciados;

5) manuseamento de dicionários bilingues e monolingues;

6) participação ativa dos estudantes, com pequenas exposições orais de apresentação dos resultados do trabalho elaborado fora do espaço de aula.

Resultados de Aprendizagem

Com este curso, pretende-se familiarizar os/as alunos/as com os principais processos de formação lexical em língua alemã – fornecendo os instrumentos que lhes permitem aceder com maior facilidade ao significado dos itens lexicais – e dotá-los da capacidade de analisar a frase alemã, do ponto de vista da sua estrutura sintática e semântica, para que consigam melhorar a sua compreensão e produção de frases em alemão. Estimular-se-á o uso competente de dicionários bilingues e unilingues, para evitar a ocorrência de erros no discurso dos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Formação Lexical
– funcionamento dos principais mecanismos lexicogenéticos – derivação, composição, confixação e conversão;
– outros processos de enriquecimento lexical da língua (amálgama, truncamento, siglação, acronímia, extensão metafórica e empréstimo)
2- Sintaxe
– identificação de tipos de estruturas predicativas: predicados verbais (simples e complexos), predicados nominais-adjetivais e estruturas predicativas analíticas (construções com verbo-suporte, expressões idiomáticas, etc.);
– inventário e classificação de complementos “exigidos” pelas diferentes subclasses de predicados;
– apresentação das estruturas frásicas nucleares da língua alemã, no quadro da Gramática Valencial;
– inventário e classificação de outros tipos de elementos constitutivos da frase que não são parte da sua estrutura nuclear
3- Semântica frásica
– apresentação de uma tipologia de estados de coisas;
– identificação de classes semânticas de predicadores;
– papéis semânticos dos argumentos que com elas c

Docente(s) responsável(eis)

Rute Isabel Fernandes Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Donalies, E. (2005). Die Wortbildung des Deutschen: Ein Überblick. Tübingen: Narr.

Engel, U. (2009). Deutsche Grammatik (Neubearbeitung, 2. Aufl.). München: Iudicium.

Fleischer, W. & Barz, I. (2012). Wortbildung der deutschen Gegenwartssprache. Berlin: de Gruyter.

Götz, D. (2003). Langenscheidts Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt.

Helbig, G. & Buscha, J. (????). Deutsche Grammatik. Leipzig u.a.: Langenscheidt/Verlag Enzyklopädie.

Helbig, G. & Schenkel, W. (1991). Wörterbuch zur Valenz und Distribution deutscher Verben. Tübingen: Niemeyer.

Kessel, K. & Reimann, S. (2005). Basiswissen Deutsche Gegenwartssprache. Tübingen: A. Francke.

Schumacher, H. (2004). VALBU – Valenzwörterbuch deutscher Verben. Tübingen: G. Narr.