Linguística Alemã 1
0
2021-2022
01011692
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter completado pelo menos o nível A1 de Alemão (uc de Alemão 1 e 2).
Métodos de Ensino
1) exposição por parte da docente, acompanhada de tópicos e mapas projetados em suporte eletrónico;
2) abordagem contrastiva nos módulos de Fonética, Fonologia e Morfologia Flexiva;
3) diálogo com os alunos;
4) realização de exercícios de transcrição fonética;
5) elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa fora do espaço de aula, com vista à realização de uma apresentação oral, em grupo.
Resultados de Aprendizagem
No fim do semestre os alunos deverão:
(i) ter compilado dados relevantes sobre a situação da língua alemã no mundo, tomando consciência do seu estatuto de língua pluricêntrica;
(ii) reconhecer os marcos relevantes da evolução do Alemão standard (Hochdeutsch) até aos dias de hoje;
(iii) ter uma noção global da distribuição dos grandes grupos dialetais no contínuo de dialetos dos países de língua alemã e aperceber-se da sua relação com a história da língua;
(iv) conhecer as particularidades fonéticas e fonológicas do Alemão padrão – num contraste com as características fónicas do Português Europeu – para melhorarem o seu desempenho linguístico;
(v) ter desenvolvido o seu domínio de alguns aspetos da flexão verbal, nominal e adjetival que, não raras vezes, representam “áreas críticas” para os/as alunos/as portugueses/as da língua alemã.
Estágio(s)
NãoPrograma
Nesta disciplina, faz-se uma apresentação sucinta da situação da língua alemã no mundo, com especial ênfase no seu estatuto de língua pluricêntrica com normas distintas. Em seguida, percorrem-se os marcos mais relevantes na história da constituição do Alemão standard/Hochdeutsch cuja existência é paralela à de um contínuo dialetal, observável desde os primórdios até aos nossos dias, nos países de língua alemã. Para além disso, são objeto de estudo a Fonética e a Fonologia do Alemão padrão, em contraste com o sistema fonológico e com algumas particularidades fonéticas do Português. A mesma perspetiva contrastiva norteia a abordagem subsequente de “áreas críticas” da Flexão nominal, adjetival e verbal, que constitui o último módulo do programa.
Docente(s) responsável(eis)
Rute Isabel Fernandes Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Ammon, U. (2015). Die Stellung der deustchen Sprache in der Welt. Berlin/Boston: de Gruyter.
Auer, P. (2014). Enregistering pluricentric German. In A. S. Silva (Ed.), Pluricentricity (19-48). Berlin/Boston: de Gruyter.
Busch, A. & Stenschke, O. (2008). Germanistische Linguistik: Eine Einführung. Tübingen: Gunter Narr.
Fandrych, C. & Tallowitz, U. (2004). Klipp und Klar: Übungsgrammatik Grundstufe Deutsch. Stuttgart: Klett.
Hoberg, R. & Hoberg, U. (2002). Duden – Gramática de Alemão (E. Koller & M. O. G. Koller, Trad.). Porto: Porto Editora.
Kessel, K. & Reimann, S. (2005). Basiswissen Deutsche Gegenwartssprache. Tübingen: A. Francke.
Mangold, M. (2005). Duden. Das Aussprachewörterbuch. Manheim u.a.: Dudenverlag.
Reimann, M. (2004). Gramática essencial do alemão. Ismaning: Max Hueber Verlag/ São Paulo: E.P.U.
Polenz, P. v. (1973). História da Língua Alemã (J. Silva & A. Almeida, Trad.). Lisboa: F. C. Gulbenkian.
Walter, H. (1996). A aventura das línguas do Ocidente. Lisboa: Terramar