Linguística Alemã 1

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011692
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

1) exposição por parte da docente, acompanhada de tópicos e mapas projetados em suporte eletrónico;

2) abordagem contrastiva nos módulos de Fonética, Fonologia e Morfologia Flexiva;

3) diálogo com os alunos;

4) realização de exercícios de transcrição fonética;

5) elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa fora do espaço de aula, com vista à realização de uma apresentação oral, em grupo.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre os alunos deverão:

(i) ter compilado dados relevantes sobre a situação da língua alemã no mundo, tomando consciência do seu estatuto de língua pluricêntrica;

(ii) reconhecer os marcos relevantes da evolução do Alemão standard (Hochdeutsch) até aos dias de hoje;

(iii) ter uma noção global da distribuição dos grandes grupos dialetais no contínuo de dialetos dos países de língua alemã e aperceber-se da sua relação com a história da língua;

(iv) conhecer as particularidades fonéticas e fonológicas do Alemão padrão – num contraste com as características fónicas do Português Europeu – para melhorarem o seu desempenho linguístico;

(v) ter desenvolvido o seu domínio de alguns aspetos da flexão verbal, nominal e adjetival que, não raras vezes, representam “áreas críticas” para os/as alunos/as portugueses/as da língua alemã.

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta disciplina, faz-se uma apresentação sucinta da situação da língua alemã no mundo, com especial ênfase no seu estatuto de língua pluricêntrica com normas distintas. Em seguida, percorrem-se os marcos mais relevantes na história da constituição do Alemão standard/Hochdeutsch cuja existência é paralela à de um contínuo dialetal, observável desde os primórdios até aos nossos dias, nos países de língua alemã. Para além disso, são objeto de estudo a Fonética e a Fonologia do Alemão padrão, em contraste com o sistema fonológico e com algumas particularidades fonéticas do Português. A mesma perspetiva contrastiva norteia a abordagem subsequente de “áreas críticas” da Flexão nominal, adjetival e verbal, que constitui o último módulo do programa.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Adelaide de Sousa Chichorro Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Abrantes, A. M.(2004). Alemão, uma língua para a Europa? Lisboa: UCP

Ammon, U.(1995). Die deutsche Sprache in Deutschland, Österreich und der Schweiz: das Problem der nationalen Varietäten. Berlin: de Gruyter

Bergmann, R., Pauly, P. e Schlaefer, M.(1991). Einführung in die deutsche Sprachwissenschaft. Heidelberg:C. Winter

Busch, A., Stenschke, O.(2008). Germanistische Linguistik. Eine Einführung. Tübingen: Gunter Narr

Hoberg, R., Hoberg, U.(2002). Duden – Gramática de Alemão. Trad. de Koller, E. e Koller, M O. G. Porto: Porto Editora

Kessel, K., Reimann, S.(2005). Basiswissen Deutsche Gegenwartssprache. Tübingen: A. Francke

Mangold, M.(2005). Duden. Das Aussprachewörterbuch. Manheim u.a.: Dudenverlag

Reimann, M.(2004). Gramática essencial do alemão. Ismaning: Max Hueber Verlag/ São Paulo: E.P.U

v. Polenz, P.(1973). História da Língua Alemã. Trad. de Silva, J. e Almeida, A. Lisboa: F. C. Gulbenkian

Walter, H. (1996).A aventura das línguas do Ocidente. Lisboa: Terramar.