Linguística Alemã 1
0
2017-2018
01011692
Área Científica do Menor
Português
Alemão
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
1) exposição por parte da docente, acompanhada de tópicos e mapas projetados em suporte eletrónico;
2) abordagem contrastiva nos módulos de Fonética, Fonologia e Morfologia Flexiva;
3) diálogo com os alunos;
4) realização de exercícios de transcrição fonética;
5) elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa fora do espaço de aula, com vista à realização de uma apresentação oral, em grupo.
Resultados de Aprendizagem
No fim do semestre os alunos deverão:
(i) ter compilado dados relevantes sobre a situação da língua alemã no mundo, tomando consciência do seu estatuto de língua pluricêntrica;
(ii) reconhecer os marcos relevantes da evolução do Alemão standard (Hochdeutsch) até aos dias de hoje;
(iii) ter uma noção global da distribuição dos grandes grupos dialetais no contínuo de dialetos dos países de língua alemã e aperceber-se da sua relação com a história da língua;
(iv) conhecer as particularidades fonéticas e fonológicas do Alemão padrão – num contraste com as características fónicas do Português Europeu – para melhorarem o seu desempenho linguístico;
(v) ter desenvolvido o seu domínio de alguns aspetos da flexão verbal, nominal e adjetival que, não raras vezes, representam “áreas críticas” para os/as alunos/as portugueses/as da língua alemã.
Estágio(s)
NãoPrograma
Nesta disciplina, faz-se uma apresentação sucinta da situação da língua alemã no mundo, com especial ênfase no seu estatuto de língua pluricêntrica com normas distintas. Em seguida, percorrem-se os marcos mais relevantes na história da constituição do Alemão standard/Hochdeutsch cuja existência é paralela à de um contínuo dialetal, observável desde os primórdios até aos nossos dias, nos países de língua alemã. Para além disso, são objeto de estudo a Fonética e a Fonologia do Alemão padrão, em contraste com o sistema fonológico e com algumas particularidades fonéticas do Português. A mesma perspetiva contrastiva norteia a abordagem subsequente de “áreas críticas” da Flexão nominal, adjetival e verbal, que constitui o último módulo do programa.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Adelaide de Sousa Chichorro Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Abrantes, A. M.(2004). Alemão, uma língua para a Europa? Lisboa: UCP
Ammon, U.(1995). Die deutsche Sprache in Deutschland, Österreich und der Schweiz: das Problem der nationalen Varietäten. Berlin: de Gruyter
Bergmann, R., Pauly, P. e Schlaefer, M.(1991). Einführung in die deutsche Sprachwissenschaft. Heidelberg:C. Winter
Busch, A., Stenschke, O.(2008). Germanistische Linguistik. Eine Einführung. Tübingen: Gunter Narr
Hoberg, R., Hoberg, U.(2002). Duden – Gramática de Alemão. Trad. de Koller, E. e Koller, M O. G. Porto: Porto Editora
Kessel, K., Reimann, S.(2005). Basiswissen Deutsche Gegenwartssprache. Tübingen: A. Francke
Mangold, M.(2005). Duden. Das Aussprachewörterbuch. Manheim u.a.: Dudenverlag
Reimann, M.(2004). Gramática essencial do alemão. Ismaning: Max Hueber Verlag/ São Paulo: E.P.U
v. Polenz, P.(1973). História da Língua Alemã. Trad. de Silva, J. e Almeida, A. Lisboa: F. C. Gulbenkian
Walter, H. (1996).A aventura das línguas do Ocidente. Lisboa: Terramar.