Alemão 6

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011670
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Alemão 5.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular articularão metodologias e estratégias diversas, tendo por objetivo a aquisição de diferentes competências linguísticas (compreensão da oralidade e da escrita, comunicação oral e escrita), bem como conteúdos gramaticais, privilegiando a participação ativa dos alunos e o trabalho de grupo. As aulas terão como base de apoio os manuais indicados na bibliografia, bem como outros materiais escritos e audiovisuais fornecidos pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Em consonância com o nível B1.2/B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência de Alemão 5, esta unidade curricular visa conduzir à aquisição de competências na Língua Alemã correspondentes ao nível B1.2/B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Com atenção sistemática às diferentes competências linguísticas, e com tónica especial na dimensão comunicativa, serão tratadas diferentes temáticas. Cada uma destas áreas temáticas constituirá ainda pretexto para a abordagem de diversos conteúdos linguísticos (gramaticais, fonológicos etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Elisabeth Ascher

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Sander, I., Braun, B., Doubek, M. (2012): DaF kompakt A1-B1 (Kursbuch und Arbeitsbuch). Stuttgart: Klett.

Reimann, Monika (2010): Gramática essencial do Alemão. München: Hueber.

um dicionário à escolha.