Alemão 5

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011664
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Alemão 4

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular articularão metodologias e estratégias diversas, tendo por objetivo a aquisição de diferentes competências linguísticas (compreensão da oralidade e da escrita, comunicação oral e escrita), bem como conteúdos gramaticais, privilegiando a participação ativa dos alunos e o trabalho de grupo. As aulas terão como base de apoio os manuais indicados na bibliografia, bem como outros materiais escritos e audiovisuais fornecidos pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Em consonância com o nível B1.1/B1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

- compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.)

- lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo.

- produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.

- descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência de Alemão 4, esta unidade curricular visa conduzir à aquisição de competências na Língua Alemã correspondentes ao nível B1.1/B1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Com atenção sistemática às diferentes competências linguísticas, e com tónica especial na dimensão comunicativa, serão tratadas diferentes temáticas. Cada uma destas áreas temáticas constituirá ainda pretexto para a abordagem de diversos conteúdos linguísticos (gramaticais, fonológicos etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Judith Elisabeth Geiger

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Sander, I., Braun, B., Doubek, M. (2012). DaF kompakt A1-B1 (Kursbuch und Arbeitsbuch). Stuttgart: Klett.

Reimann, M. (2010). Gramática essencial do Alemão. München: Hueber.

Um dicionário à escolha.