Alemão 3

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011647
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Alemão 2

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular articularão metodologias e estratégias diversas, tendo por objetivo a aquisição de diferentes competências linguísticas (compreensão da oralidade e da escrita, comunicação oral e escrita), bem como conteúdos gramaticais, privilegiando a participação ativa dos alunos e o trabalho de grupo. As aulas terão como base de apoio os manuais indicados na bibliografia, bem como outros materiais escritos e audiovisuais fornecidos pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Em consonância com o nível A2.1/A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

- na oralidade, compreender frases e expressões básicas, de uso corrente, sobre si próprio (por ex. informações sobre a família, o trabalho, a casa); comunicar de forma simples em situações quotidianas sobre assuntos conhecidos e usuais ou relativos a áreas de necessidades do dia-a-dia.

- na escrita, compreender palavras e frases simples; escrever textos básicos e curtos relativos às áreas temáticas abordadas, por ex. relativos à proveniência, à família, ao percurso escolar/académico, ao ambiente à sua volta.

- entender e aplicar conceitos-chave da gramática alemã, como por ex. algumas orações subordinadas, verbos modais + infinitivo, entre outros.

Estágio(s)

Não

Programa

NNa sequência da disciplina de Alemão 2, este curso visa conduzir à aquisição de competências na Língua Alemã correspondentes ao nível A2.1/A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Com atenção sistemática às diferentes competências linguísticas, e com tónica especial na dimensão comunicativa, serão tratadas diferentes temáticas. Cada uma destas áreas temáticas constituirá ainda pretexto para a abordagem de diversos conteúdos linguísticos (gramaticais, fonológicos etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Elisabeth Ascher

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Sander, I., Braun, B., Doubek, M. (2012). DaF kompakt A1-B1 (Kursbuch und Arbeitsbuch). Stuttgart: Klett.

Reimann, M. (2010). Gramática essencial do Alemão. München: Hueber.

Um dicionário à escolha.