Alemão 2

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011636
Área Científica
Lingua Alemã
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Alemão 1.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular articularão metodologias e estratégias diversas, tendo por objetivo a aquisição de diferentes competências linguísticas (compreensão da oralidade e da escrita, comunicação oral e escrita), bem como conteúdos gramaticais, privilegiando a participação ativa dos alunos e o trabalho de grupo. As aulas terão como base de apoio os manuais indicados na bibliografia, bem como outros materiais escritos e audiovisuais fornecidos pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Em consonância com o nível A1.2/A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no final do curso o aluno deverá ser capaz de:
- na oralidade: compreender frases isoladas, expressões e vocabulário de uso frequente relacionado com as temáticas como onde vive, a apresentação da própria pessoa e de outros, ir às compras, etc; compreender o essencial de mensagens simples, curtas e claras; comunicar em situações e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais;
- na escrita: compreender textos curtos e simples; encontrar uma informação previsível e concreta em textos de uso corrente; produzir mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.
- conhecimentos básicos da gramática alemã.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência da disciplina de Alemão 1, este curso visa conduzir à aquisição de competências na Língua Alemã correspondentes ao nível A1.2/A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Com atenção sistemática às diferentes competências linguísticas, e com tónica especial na dimensão comunicativa, serão tratadas diferentes temáticas. Cada uma destas áreas temáticas constituirá ainda pretexto para a abordagem de diversos conteúdos linguísticos (gramaticais, fonológicos etc.)

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Elisabeth Ascher

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
As percentagens indicadas correspondem ao previsto no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra, que apenas permite escolha entre avaliação final ou periódica. Dado tratar-se de FUC plurianual, as percentagens exatas de avaliação serão definidas anualmente nas fichas de cada edição: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Sander, I., Braun, B., Doubek, M. (2012): DaF kompakt A1-B1 (Kursbuch und Arbeitsbuch). Stuttgart: Klett.
Reimann, Monika (2010): Gramática essencial do Alemão. München: Hueber.
um dicionário à escolha