Temas dos Feminismos Contemporâneos

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011619
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As primeiras aulas serão de contextualização histórica e exposição das linhas teóricas da cadeira por parte da docente, embora desde logo se promova o debate. Serão calendarizados os temas a discutir e atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada. Em cada aula será discutida uma questão específica, sustentada por evidência empírica e reflexão teórica. O debate alargado será estimulado; cada aluno/a deverá produzir conhecimento e reflexão própria, sujeito a contra-argumentação, e participar na discussão das apresentações dos/as colegas. 

Resultados de Aprendizagem

São objetivos da cadeira refletir sobre a Alteridade do feminino e da sua secundarização através dos tempos e nas sociedades contemporâneas. A partir da análise e discussão de práticas sociais e de produtos culturais concretos, pretende-se criar a consciência da artificialidade e do carácter socialmente construído de representações e práticas sociais e culturais frequentemente apresentadas como “naturais”, e que traduzem uma hierarquia de sexos. Com um carácter propedêutico, a cadeira pretende estimular a capacidade para a reflexão sobre as identidades e as relações com a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual e para o exercício da cidadania responsável, dentro de uma filosofia da universidade enquanto (também) espaço de educação para a cidadania.  A capacidade para fazer investigação, apresentar de forma sustentada e debater em grupo uma questão atinente à cadeira deverá ser adquirida ao longo do semestre.

Estágio(s)

Não

Programa

Na segunda década do século XXI assiste-se ao aparente paradoxo do crescimento dos estudos feministas e de movimentos ativistas que lutam pela paridade da mulher nas sociedades contemporâneas, enquanto, simultaneamente, mesmo entre as elites culturais persistem todo o tipo de preconceitos e estereótipos associados às mulheres e ao próprio conceito de “feminismo”. Após uma discussão inicial dos conceitos de “feminino” e de “masculino” e de uma panorâmica histórica dos feminismos, entrar-se-á na discussão temática contemporânea. 

Sendo os feminismos plurais, será feita uma abordagem das diversas correntes feministas; sendo os feminismos transdisciplinares, será usado como material de apoio textos oriundos de diversas áreas do conhecimento e artefactos diversos: obras de arte, publicidade, ensaios, textos de jornais e textos literários.

Conceitos-chave: alteridade; cidadania; diferença sexual; corpo; estereótipo; história/herstory; olhar; patriarcado; reescrita; violência; voz.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Amaral, A.L. & Macedo, A.G. (2005). Dicionário de Crítica Feminista. Porto: Afrontamento.

Bebiano, A.; Ramalho, M.I. (2018).A Revista Crítica de Ciências Sociais e o Feminismo (1978-2017), Revista Crítica de Ciências Sociais, [Número especial comemorativo dos 40 anos], 71-114.

Dish, L.; Hawkesworth, M. (2016). The Oxford Handbook of Feminist Theory. Oxford: Oxford University Press.

Marlow, J. (Ed.) (2000). Votes for Women. The Virago Book of Suffragettes. London: Virago.

Mohanty, C.T. (2003). Feminism Without Borders : Decolonizing Theory, Practicing Solidarity. Durham: Dule Univeristy Press.

Tavares, M. (2011). Feminismos: percursos e desafios (1947-2007). Lisboa: Texto.

Vicente, F.L. (2012). A arte sem história. Lisboa: Athena.