Temas dos Feminismos Contemporâneos
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2017-2018
01011619
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As primeiras aulas serão de contextualização histórica e exposição das linhas teóricas da cadeira por parte da docente, embora desde logo se promova o debate. Serão calendarizados os temas a discutir e atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada. Em cada aula será discutida uma questão específica, sustentada por evidência empírica e reflexão teórica. O debate alargado será estimulado; cada aluno/a deverá produzir conhecimento e reflexão própria, sujeito a contra-argumentação, e participar na discussão das apresentações dos/as colegas.
Resultados de Aprendizagem
São objetivos da cadeira refletir sobre a Alteridade do feminino e da sua secundarização através dos tempos e nas sociedades contemporâneas. A partir da análise e discussão de práticas sociais e de produtos culturais concretos, pretende-se criar a consciência da artificialidade e do carácter socialmente construído de representações e práticas sociais e culturais frequentemente apresentadas como “naturais”, e que traduzem uma hierarquia de sexos. Com um carácter propedêutico, a cadeira pretende estimular a capacidade para a reflexão sobre as identidades e as relações com a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual e para o exercício da cidadania responsável, dentro de uma filosofia da universidade enquanto (também) espaço de educação para a cidadania. A capacidade para fazer investigação, apresentar de forma sustentada e debater em grupo uma questão atinente à cadeira deverá ser adquirida ao longo do semestre.
Estágio(s)
NãoPrograma
Na segunda década do século XXI assiste-se ao aparente paradoxo do crescimento dos estudos feministas e de movimentos ativistas que lutam pela paridade da mulher nas sociedades contemporâneas, enquanto, simultaneamente, mesmo entre as elites culturais persistem todo o tipo de preconceitos e estereótipos associados às mulheres e ao próprio conceito de “feminismo”. Após uma discussão inicial dos conceitos de “feminino” e de “masculino” e de uma panorâmica histórica dos feminismos, entrar-se-á na discussão temática contemporânea.
Sendo os feminismos plurais, será feita uma abordagem das diversas correntes feministas; sendo os feminismos transdisciplinares, será usado como material de apoio textos oriundos de diversas áreas do conhecimento e artefactos diversos: obras de arte, publicidade, ensaios, textos de jornais e textos literários.
Conceitos-chave: alteridade; cidadania; diferença sexual; corpo; estereótipo; história/herstory; olhar; patriarcado; reescrita; violência; voz.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Amaral, Ana Luísa & Macedo, Ana Gabriela (2005). Dicionário de Crítica Feminista. Porto: Afrontamento.
Bebiano, Adriana & Ramalho, Maria Irene (2010). Revista Crítica de Ciências Sociais. Nº 89: “Estudos Feministas e cidadania plena”. Coimbra: Centro de Estudos Sociais.
Borges, Anselmo & Caldeira, Isabel (Orgs.) (2011). E Deus criou a Mulher. Mulheres e Teologia. Funchal: Nova Delphi.
Tavares, Manuela (2011). Feminismos: percursos e desafios (1947-2007). Lisboa: Texto.
Vicente, Ana (2009). “Antifeminismos”. In Marujo, António e Franco, José Eduardo (org.). Danças dos Demónios. Intolerância em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
Vicente, Filipa (2012). A arte sem história. Lisboa: Athena.