Poética e Escrita Criativa

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011608
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Além da discussão e reflexão conjuntas sobre as leituras de ordem teórica e metodológica, os/as estudantes deverão produzir um texto de resposta a cada uma das aulas e ler esse texto no início da aula seguinte. Todos os textos produzidos (também os dos exercícios) serão coligidos num portefólio a entregar no final do ano. Cada um destes textos deve incluir a explicação do seu propósito. A avaliação assentará neste portefólio, na participação de cada aluno/a na aula e na produção de um trabalho final sobre a sua própria poética.

Resultados de Aprendizagem

O/A estudante deve ser capaz de:

1. lidar com a natureza material da linguagem (o som e a representação gráfica);

2. jogar com as representações disponíveis evitando a repetição;

3. gerir o equilíbrio entre repetição e variação;

4. reflectir e interferir no que se entende como “sentido” e como “nonsense” (“não-sentido” e “sentidos-não”);

5. identificar algumas das questões teóricas e metodológicas do debate literário;

6. lidar com a nomenclatura dos estudos literários;

7. contextualizar o trabalho na história literária, nomeadamente a do séc. XX.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Que modelo de escrita criativa? A matéria da escrita. Diferença entre prosa e poesia. Justiça poética.

2. Lógica sequencial e causal, e lógica espacial. Que significa um sentido legível/compreensível?

3. A inspiração e a importância da memória. A imitação e/ou a ventriloquia. Prazer e poder.

4. Padrões de som. A origem da poesia e a função social do/a poeta. A representação e o sagrado.

5. O que é um autor? Contextos/Campos literários: o cânone. Transdiscursividade  e transindividualidade.

6. Poesia visual, ou como reificar o objecto no espaço da página. Da lírica ao poema-escultura. Acrósticos e mesósticos.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Aristóteles. (1990). Poética. Lisboa: I. Nacional/C. Moeda.

http://www.gutenberg.org/files/1974/1974-h/1974-h.htm

Bernstein, C. (1997). “A-poética”. In Revista Crítica de Ciências Sociais, 47.

Cooley, D. (1987). The Vernacular Muse. Winnipeg: Turnstone.

Cage, J. (1961): http://archive.org/details/silencelecturesw1961cage

Drucker, J. (1998). Figuring the Word. NY: Granary.

Dworkin, C.; Goldsmith, K. (Eds.). (2011) Against Expression. Evanston: Northwestern U.P.

Foucault, M. (2011). O que é um autor? Lisboa: Vega.

Goldsmith, K. (2011). Uncreative Writing. NY: Columbia U.P.

Hatherly, A.; Teles, G. M.; Santos, Z. (Orgs.) (2004). História e Antologia da Poesia Portuguesa, Séc. XVII, 29. Lisboa: F. C. Gulbenkian. http://www.leitura.gulbenkian.pt/boletim_cultural/files/HALP_29.pdf

Platão. (1997) Fedro. Lisboa: Ed. 70. http://www.gutenberg.org/files/1636/1636-h/1636-h.htm

Vassilakis, N., Hill, C. (2012). The Last Vispo Anthology. Seattle: Fontographics.

WEBSITES: PennSound, epc, ubuweb.