O Século Americano

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011593
Área Científica
Cultura - Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e interativos, com base na análise e discussão dos textos, de imagens e de filmes; apresentações orais, trabalhos individuais escritos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o/as estudantes devem ser capazes de:

– identificar e descrever questões e eventos marcantes do chamado ‘século americano’ (essencialmente o longo século XX);

– compreender a relação da cultura com o imperium americano (tanto dentro como fora dos EUA);

– desenvolver uma perspetiva crítica sobre os fenómenos sociais, culturais e políticos;

– lidar criticamente com formas e modos culturais diversos (cultura erudita e popular);

– refletir teórica e metodologicamente sobre o estudo da cultura americana em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta disciplina examina a relação da cultura com a vida política e social dos Estados Unidos durante o ‘século americano’ (essencialmente, o chamado “longo” século XX) através do estudo de textos e materiais da cultura erudita e da cultura popular. Assim, o programa constitui uma introdução à história e cultura dos Estados Unidos durante este período, e os/as estudantes serão chamado/as a lidar criticamente com diversos géneros e formas de expressão cultural. O programa incide na relação da cultura com o imperium americano (tanto dentro como fora dos Estados Unidos), através da leitura de um conjunto de textos (em sentido lato) que inclui ensaios, prosa e poesia literária, música popular, filmes e banda desenhada, entre outros. Adota-se uma abordagem contextualista, no sentido em que se procura relacionar esses textos com o seu contexto histórico, bem como refletir sobre a teoria e metodologia do estudo da cultura.

 

N.B. O programa pode variar de edição para edição.

Docente(s) responsável(eis)

Stephen Daniel Wilson

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Participação nas aulas e apresentação oral: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Cooke, A. (2002). America. New York: Basic Books.

Current, R. N., Williams, T. H., & Freidel, F. (1971). American History: A Survey. 3rd ed. New York: Knopf.

Gerstle, G. (2001). American Crucible. Race and Nation in the Twentieth Century. Princeton: Princeton UP.

Lens, S. (2003). The Forging of the American Empire. London: Pluto Press.

Walker, M. (2001). Makers of the American Century. New York: Vintage.

Zinn, H. (2000). A People’s History of the United States. New York: Harper Perennial.