O Século Americano

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011593
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e interativos, com base na análise e discussão dos textos, de imagens e de filmes; apresentações orais, trabalhos individuais escritos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o/as estudantes devem ser capazes de:

– identificar e descrever questões e eventos marcantes do chamado ‘século americano’ (essencialmente o longo século XX);

– compreender a relação da cultura com o imperium americano (tanto dentro como fora dos EUA);

– desenvolver uma perspetiva crítica sobre os fenómenos sociais, culturais e políticos;

– lidar criticamente com formas e modos culturais diversos (cultura erudita e popular);

– refletir teórica e metodologicamente sobre o estudo da cultura americana em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta disciplina examina a relação da cultura com a vida política e social dos Estados Unidos durante o ‘século americano’ (essencialmente, o chamado “longo” século XX) através do estudo de textos e materiais da cultura erudita e da cultura popular. Assim, o programa constitui uma introdução à história e cultura dos Estados Unidos durante este período, e os/as estudantes serão chamado/as a lidar criticamente com diversos géneros e formas de expressão cultural. O programa incide na relação da cultura com o imperium americano (tanto dentro como fora dos Estados Unidos), através da leitura de um conjunto de textos (em sentido lato) que inclui ensaios, prosa e poesia literária, música popular, filmes e banda desenhada, entre outros. Adota-se uma abordagem contextualista, no sentido em que se procura relacionar esses textos com o seu contexto histórico, bem como refletir sobre a teoria e metodologia do estudo da cultura.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bacevich, A. (ed.) (2012). The Short American Century. A Postmortem. Cambridge & London: Harvard UP.

Cooke, A. (2002). America. New York: Basic Books.

Current, R. N., Williams, T. H., & Freidel, F. (1971). American History: A Survey. 3rd ed. New York: Knopf.

Gerstle, G. (2001). American Crucible. Race and Nation in the Twentieth Century. Princeton: Princeton UP.

Lens, S. (2003). The Forging of the American Empire. London: Pluto Press.

Lepore, J. (2018). These Truths: A History of the United States. NY & London: W. W. Norton & Co.

Walker, M. (2001). Makers of the American Century. New York: Vintage.

Zinn, H. (2003). The Twentieth Century. NY: HarperPerennial.

Zinn, H. (2000). A People’s History of the United States. New York: Harper Perennial