Literatura Norte-Americana Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011560
Área Científica
Literatura - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos de Inglês; alguns conhecimentos de história, cultura e literatura norte-americanas.

Métodos de Ensino

A parte expositiva ajudará à contextualização e à preparação teórica que serão usadas na prática de leitura e análise aprofundada dos textos, assim contribuindo para uma reflexão crítica, treinada através de debates orientados, envolvendo-os ativamente na aula. Os trabalhos escritos e as apresentações ajudarão a consolidar um envolvimento ativo na aprendizagem, e a treinar a exposição pública e as competências de pesquisa. 

Resultados de Aprendizagem

Os/as alunos/as vão ler um leque de textos literários selecionados e organizados segundo um ou mais critérios: movimento ou escola, género, ou tema, autor ou grupo étnico. Esta escolha permite uma perspetiva mais específica de modo a aprofundar o conhecimento da escrita americana e seu respectivo contexto histórico adquiridos em outros cursos de literatura ou cultura americanas. Ao nível teórico e metodológico, os/as alunos/as irão adquirir instrumentos úteis de análise e reflexão, e desenvolver as suas competências de leitura e a sua perspectiva crítica. No final do semestre, espera-se que os/as alunos/as estejam bem preparados para prosseguir estudos no 2º e, eventualmente, no 3º ciclos.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta UC pretende desenvolver nos/as alunos/as um pensamento crítico em relação a um aspecto central à literatura e à cultura americanas - a construção de identidades, ao nível individual, comunitário e nacional. Os textos de prosa ou poesia que constituem a bibliografia primária serão lidos em conjugação com várias teorias dos estudos americanos e com conceitos fundamentais: império, democracia, religião, fronteira, identidade sexual, raça, etnicidade, guerra, etc. A noção de representação simbólica e sua relação com a ideologia nas perspectivas e ângulos dessa representação serão também focadas.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Isabel Arsénio Nunes Costa Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 20.0%
Mini Testes: 80.0%

Bibliografia

Allen, D. & G. Butterick (eds.). (1994), The Postmoderns. The New American Poetry Revised. New York: Grove Press, 1994.

Baym, N. (ed.). (2011), The Norton anthology of American Literature. 8th ed. vols. D and E. New York: Norton.

Bercovitch, S. (ed.). (1999),  The Cambridge History of American Literature. Vol. 7 (Prose Writing. 1940-1990). Cambridge: Cambridge University Press.

Jameson, F. (1998), The Cultural Turn: Selected Writings on the Postmodern, 1983-1998. New York: Verso.

Perkins, D.  (1989). A History of Modern Poetry, vol.s I & II. Cambridge, MA: Belknap Press.

Ramazani, J., Ellman, R., & O’Clair, R. (eds.). (2003), The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. New York: W. W. Norton & Co.

 

WEB:

http://www.poetryfoundation.org/

http://writing.upenn.edu/pennsound/

https://www.poets.org/poetsorg/text/ubuweb

http://www.ubuweb.com/vp/