Literatura Norte-Americana Contemporânea
0
2024-2025
01011560
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Bons conhecimentos de Inglês; alguns conhecimentos de história, cultura e literatura norte-americanas.
Métodos de Ensino
A parte expositiva ajudará à contextualização e à preparação teórica que serão usadas na prática de leitura e análise aprofundada dos textos, assim contribuindo para uma reflexão crítica, treinada através de debates orientados, envolvendo-os ativamente na aula. Os trabalhos escritos e as apresentações ajudarão a consolidar um envolvimento ativo na aprendizagem, e a treinar a exposição pública e as competências de pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
Os/as alunos/as vão ler um leque de textos literários selecionados e organizados segundo um ou mais critérios: movimento ou escola, género, ou tema, autor ou grupo étnico. Esta escolha permite uma perspetiva mais específica de modo a aprofundar o conhecimento da escrita americana e seu respectivo contexto histórico adquiridos em outros cursos de literatura ou cultura americanas. Ao nível teórico e metodológico, os/as alunos/as irão adquirir instrumentos úteis de análise e reflexão, e desenvolver as suas competências de leitura e a sua perspectiva crítica. No final do semestre, espera-se que os/as alunos/as estejam bem preparados para prosseguir estudos no 2º e, eventualmente, no 3º ciclos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta UC pretende desenvolver nos/as alunos/as um pensamento crítico em relação a um aspecto central à literatura e à cultura americanas - a construção de identidades, ao nível individual, comunitário e nacional. Os textos de prosa ou poesia que constituem a bibliografia primária serão lidos em conjugação com várias teorias dos estudos americanos e com conceitos fundamentais: império, democracia, religião, fronteira, identidade sexual, raça, etnicidade, guerra, etc. A noção de representação simbólica e sua relação com a ideologia nas perspectivas e ângulos dessa representação serão também focadas.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo Piolti Cholant
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 20.0%
Mini Testes: 80.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Allen, D. & G. Butterick (eds.). (1994), The Postmoderns. The New American Poetry Revised. New York: Grove Press, 1994.
Baym, N. (ed.). (2011), The Norton anthology of American Literature. 8th ed. vols. D and E. New York: Norton.
Bercovitch, S. (ed.). (1999), The Cambridge History of American Literature. Vol. 7 (Prose Writing. 1940-1990). Cambridge: Cambridge University Press.
Jameson, F. (1998), The Cultural Turn: Selected Writings on the Postmodern, 1983-1998. New York: Verso.
Perkins, D. (1989). A History of Modern Poetry, vol.s I & II. Cambridge, MA: Belknap Press.
Ramazani, J., Ellman, R., & O’Clair, R. (eds.). (2003), The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. New York: W. W. Norton & Co.
WEB:
http://www.poetryfoundation.org/
http://writing.upenn.edu/pennsound/
https://www.poets.org/poetsorg/text/ubuweb
http://www.ubuweb.com/vp/