Literatura Norte-Americana Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011560
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos de Inglês; alguns conhecimentos de história, cultura e literatura norte-americanas.

Métodos de Ensino

A parte expositiva ajudará à contextualização e à preparação teórica que serão usadas na prática de leitura e análise aprofundada dos textos, assim contribuindo para uma reflexão crítica, treinada através de debates orientados, envolvendo-os ativamente na aula. Os trabalhos escritos e as apresentações ajudarão a consolidar um envolvimento ativo na aprendizagem, e a treinar a exposição pública e as competências de pesquisa. 

Resultados de Aprendizagem

Os/as alunos/as vão ler um leque de textos literários selecionados e organizados segundo um ou mais critérios: movimento ou escola, género, ou tema, autor ou grupo étnico. Esta escolha permite uma perspetiva mais específica de modo a aprofundar o conhecimento da escrita americana e seu respectivo contexto histórico adquiridos em outros cursos de literatura ou cultura americanas. Ao nível teórico e metodológico, os/as alunos/as irão adquirir instrumentos úteis de análise e reflexão, e desenvolver as suas competências de leitura e a sua perspectiva crítica. No final do semestre, espera-se que os/as alunos/as estejam bem preparados para prosseguir estudos no 2º e, eventualmente, no 3º ciclos.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta UC pretende desenvolver nos/as alunos/as um pensamento crítico em relação a um aspecto central à literatura e à cultura americanas - a construção de identidades, ao nível individual, comunitário e nacional. Os textos de prosa ou poesia que constituem a bibliografia primária serão lidos em conjugação com várias teorias dos estudos americanos e com conceitos fundamentais: império, democracia, religião, fronteira, identidade sexual, raça, etnicidade, guerra, etc. A noção de representação simbólica e sua relação com a ideologia nas perspectivas e ângulos dessa representação serão também focadas.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 20.0%
Mini Testes: 80.0%

Bibliografia

Allen, D. & G. Butterick (eds.). (1994), The Postmoderns. The New American Poetry Revised. New York: Grove Press, 1994.

Baym, N. (ed.). (2011), The Norton anthology of American Literature. 8th ed. vols. D and E. New York: Norton.

Bercovitch, S. (ed.). (1999),  The Cambridge History of American Literature. Vol. 7 (Prose Writing. 1940-1990). Cambridge: Cambridge University Press.

Jameson, F. (1998), The Cultural Turn: Selected Writings on the Postmodern, 1983-1998. New York: Verso.

Perkins, D.  (1989). A History of Modern Poetry, vol.s I & II. Cambridge, MA: Belknap Press.

Ramazani, J., Ellman, R., & O’Clair, R. (eds.). (2003), The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. New York: W. W. Norton & Co.

 

WEB:

http://www.poetryfoundation.org/

http://writing.upenn.edu/pennsound/

https://www.poets.org/poetsorg/text/ubuweb

http://www.ubuweb.com/vp/