Literatura Norte-Americana Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011560
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A parte expositiva das aulas visa apresentar o contexto e os instrumentos teóricos que serão usados na leitura e análise aprofundada dos textos. Esta preparação prévia contribuirá para uma reflexão crítica por parte dos/as estudantes, treinada através de debates orientados, envolvendo-os ativamente na aula. Os trabalhos escritos e as apresentações ajudarão a consolidar a aprendizagem e a treinar a exposição pública e as competências de pesquisa que serão usadas no trabalho final.

Serão ocasionalmente usados materiais audiovisuais como complemento dos textos e das apresentações.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o/as estudantes deverão:

– estar familiarizados/as com um leque de textos literários contemporâneos selecionados e organizados segundo um ou mais critérios: movimento ou escola, género, tema, autor ou grupo étnico;

– ter alargado e aprofundado os seus conhecimentos da literatura americana e respetivo contexto histórico adquiridos em outros cursos de literatura ou cultura americana;

– ter adquirido instrumentos teóricos e metodológicos fundamentais para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas e críticas, ficando assim bem preparados/as para prosseguir estudos avançados neste domínio.

Estágio(s)

Não

Programa

Os programa desta unidade curricular visa desenvolver nos/as alunos/as um pensamento crítico em relação a um aspeto central da literatura e cultura americana: a construção de identidades, ao nível individual, comunitário e nacional. Os textos de prosa ou poesia contemporânea que constituem a bibliografia primária serão lidos em conjugação com várias teorias dos estudos americanos e com conceitos fundamentais: império, democracia, religião, fronteira, identidade sexual, raça, etnicidade, guerra, etc. A noção de representação simbólica e sua relação com a ideologia nas perspetivas e ângulos dessa representação serão também focadas.

 

N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Isabel Arsénio Nunes Costa Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações orais: 20% + Mini testes: 50% + Trabalho de síntese: 30% ou Apresentação oral: 20% + Mini testes: 20% + Trabalho de síntese: 60%: 100.0%

Bibliografia

Bercovitch, S. (1993). The Rites of Assent: Transformations in the Symbolic Construction of America. London: Routledge.
Kaplan, A. (2002). The Anarchy of Empire in the Making of U.S. Culture. Cambridge, Mass:Harvard UP.
Levine, L. (1996). The Opening of the American Mind: Canons, Culture, and History. Boston: Beacon P.
Morrison, T. (1992). Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. Cambridge, Mass: Harvard UP.
Perkins, David.  (1989). A History of Modern Poetry, vol.s I & II. Cambridge, MA: Belknap Press.
Ramazani, J., Ellman, R., & O’Clair, R. ( 2003). The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. N.Y: W. W. Norton & Co.
Slotkin, R. (1996). Regeneration Through Violence: The Mythology of the American Frontier, 1600-1860. New York, NY: Harper Perennial.