Literatura Norte-Americana Contemporânea
0
2018-2019
01011560
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A parte expositiva das aulas visa apresentar o contexto e os instrumentos teóricos que serão usados na leitura e análise aprofundada dos textos. Esta preparação prévia contribuirá para uma reflexão crítica por parte dos/as estudantes, treinada através de debates orientados, envolvendo-os ativamente na aula. Os trabalhos escritos e as apresentações ajudarão a consolidar a aprendizagem e a treinar a exposição pública e as competências de pesquisa que serão usadas no trabalho final.
Serão ocasionalmente usados materiais audiovisuais como complemento dos textos e das apresentações.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, o/as estudantes deverão:
– estar familiarizados/as com um leque de textos literários contemporâneos selecionados e organizados segundo um ou mais critérios: movimento ou escola, género, tema, autor ou grupo étnico;
– ter alargado e aprofundado os seus conhecimentos da literatura americana e respetivo contexto histórico adquiridos em outros cursos de literatura ou cultura americana;
– ter adquirido instrumentos teóricos e metodológicos fundamentais para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas e críticas, ficando assim bem preparados/as para prosseguir estudos avançados neste domínio.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os programa desta unidade curricular visa desenvolver nos/as alunos/as um pensamento crítico em relação a um aspeto central da literatura e cultura americana: a construção de identidades, ao nível individual, comunitário e nacional. Os textos de prosa ou poesia contemporânea que constituem a bibliografia primária serão lidos em conjugação com várias teorias dos estudos americanos e com conceitos fundamentais: império, democracia, religião, fronteira, identidade sexual, raça, etnicidade, guerra, etc. A noção de representação simbólica e sua relação com a ideologia nas perspetivas e ângulos dessa representação serão também focadas.
N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.
Docente(s) responsável(eis)
Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentações orais: 20% + Mini testes: 50% + Trabalho de síntese: 30% ou Apresentação oral: 20% + Mini testes: 20% + Trabalho de síntese: 60%: 100.0%
Bibliografia
Bercovitch, S. (1993). The Rites of Assent: Transformations in the Symbolic Construction of America. London: Routledge.
Kaplan, A. (2002). The Anarchy of Empire in the Making of U.S. Culture. Cambridge, Mass:Harvard UP.
Levine, L. (1996). The Opening of the American Mind: Canons, Culture, and History. Boston: Beacon P.
Morrison, T. (1992). Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. Cambridge, Mass: Harvard UP.
Perkins, David. (1989). A History of Modern Poetry, vol.s I & II. Cambridge, MA: Belknap Press.
Ramazani, J., Ellman, R., & O’Clair, R. ( 2003). The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. N.Y: W. W. Norton & Co.
Slotkin, R. (1996). Regeneration Through Violence: The Mythology of the American Frontier, 1600-1860. New York, NY: Harper Perennial.