Literatura Isabelina

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011554
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Algumas aulas expositivas, nomeadamente no que diz respeito ao contexto histórico e ao enquadramento teórico da cadeira; aulas centradas na análise, comentário e discussão de textos primários e/ou críticos. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se familiarizar os/as alunos/as com a cultura e a literatura da convencionalmente denominada “Elizabethan Golden Age”, através da leitura de poemas e de textos dramáticos dos autores canónicos, em particular William Shakespeare. Os textos literários em análise serão discutidos em articulação com as questões políticas e os eventos históricos que marcaram a época em causa. A leitura de um texto literário em contexto histórico específico e a sua articulação com convenções herdadas serão objeto de análise. Pretende- se ainda a criação da consciência da plurissignificação dos textos e da historicidade do próprio ato de leitura, desde a receção coeva até o presente. 

Estágio(s)

Não

Programa

Shakespeare em contexto

Partindo da Antologia de Literatura Isabelina constante na bibliografia, o curso começa por discutir as relações intertextuais de poemas e textos dramáticos que se tornaram canónicos com as convenções poéticas e dramatúrgicas anteriores.

Será dada particular atenção a William Shakespeare, particularmente aos sonetos e peças que lhe garantiram a centralidade no Cânone Ocidental. Seguindo Harold Bloom(1999), a reflexão e a discussão será centrada no lugar de Shakespeare na criação da subjetividade (europeia) moderna, com efeitos no mundo globalizado contemporâneo, para o que se recorrerá a reescritas atuais dos textos shakespearianos.

A criação da subjetividade – ou a “invenção do humano” – terá em consideração vertentes como a identidade sexual, a alteridade, ou as “nações” em presença. As relações de poder, a sexualidade e o confronto com a morte serão os três núcleos temáticos centrais. 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel José de Freitas Portela

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bloom, H. (1999). Shakespeare: The Invention of the Human. New York: Riverhead Books; Garber, Marjorie (2004). Shakespeare After All. New York: Random House

Callaghan, D. (ed.) (2016). A Feminist Companion to Shakespeare. Oxford: Willey Blackwell

Greenblatt, S. (2005). Renaissance Self-Fashioning. From More to Shakespeare. Chicago & London: The University of Chicago Press.

Hattaway, M. (ed.) (2006). The Cambridge Companion to Shakespeare's History Plays. Cambridge: Cambridge University Press.

Hawkins, H. (1990). Classics and Trash: Traditions and Taboos in High Literature and Popular Modern Genres. New York: Harv

Hoenselaars, T. (ed.) (2001). The Cambridge Companion to Shakespeare and Contemporary Dramatists. Cambridge: Cambridge University Press.

Massai, S. (2020). Shakespeare’s Accents: Voicing Identity in Performance. Cambridge: Cambridge University Press.

Murphy, A. R. (ed.) (2007). A Concise Companion to Shakespeare and the Text. Oxford: Blackwell.