Linguagem, Cultura e Sociedade

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01011535
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

Centrado no estudo da relação entre linguagem, cultura, sociedade e interação social, este curso familiariza o/as estudantes com abordagens socioculturais à atividade humana da linguagem, e aprofunda conhecimentos sobre a língua inglesa e as suas dinâmicas sociais, culturais e linguísticas.
No final do curso estudantes terão:
a) Refletido criticamente sobre conceitos básicos da relação entre linguagem, cultura e sociedade, tal como se articulam em abordagens sociolinguísticas, antropológicas e discursivas;
b) Aprendido a identificar alguns aspetos da estrutura e uso da língua inglesa (e para além desta) à luz dos seus contextos e processos sociais, culturais e históricos;
c) Adquirido instrumentos para analisar a construção linguística de identidades culturais e sociais;
d) Desenvolvido metodologias básicas de observação, recolha e análise de dados autênticos que lhes permita ancorar com rigor fenómenos linguísticos locais a contextos socioculturais e históricos mais vastos.

Estágio(s)

Não

Programa

Como nos faz a linguagem seres humanos, culturais e sociais? O programa trata de questões gerais tais como a articulação entre linguagem e perceções do mundo; o surgimento de novas línguas; aprendizagem, aquisição e socialização em línguas; uso e a escolha de línguas em contextos multilingues; a relação entre linguagem e a construção de identidades pessoais, sociais e coletivas. Partindo do estudo da língua inglesa mas indo mais além, introduzem-se temas tratados na linguística, sociolinguística e antropologia, tais como: língua e ideologia; performatividade linguística de identidades (género, sexualidade, etnicidade e raça, classe social); contacto de línguas e comunicação multilingue intercultural; práticas comunicativas e instituições: escola, trabalho, mercado e a rua; estandardização, normatividade e variação; língua, tecnologia e internet.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Duranti, A., ed. (2004) A Companion to Linguistic Anthropology. London: Blackwell Publishing.
Ahearn, L. M. (2012) Living Language: An Introduction to Linguistic Anthropology. Oxford: Wiley & Blackwell.
Duranti, A. (1997) Linguistic Anthropology. Cambridge Textbooks in Linguistics. Cambridge: CUP.
Thomas, L., Wareing, S., Singh, I., Peccei, J. S., Thornbow, J., Jones, J. (2004) Language, Society and Power: An Introduction. (2nd edition). London and New York: Routledge.
Graddol, D., Leith, D., Swann, J. (1996) English: history, diversity and change. The Open University. London and New York: Routledge.
Maybin, J., Swann, J. (2010) The Routledge Companion to English Language Studies. London: Routledge.