Língua Inglesa, Significado e Discurso

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011529
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1.º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito o significado e o uso na língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita

a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para a análise do significado e da significação em inglês;

b) Usar terminologia adequada para identificar e analisar criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;

c) Saber pensar e observar os mecanismos concretos de negociação, uso e comunicação linguística em contextos autênticos de uso da língua inglesa;

Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significado que os definem.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso inicia com um primeiro momento de reflexão sobre o significado do significado, seguido da introdução de conceitos básicos na semântica e pragmática do inglês: significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, semântica lexical e frásica. Exercitando cálculos lógico-semânticos e pragmáticos (implicações lógicas, pressuposições e conversacionais),introduzem-se ideias de contexto e uso linguístico. Na segunda parte, dando ênfase ao falante e depois a falantes interagindo em eventos comunicativos, seguem-se outros aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância; o curso termina com uma reflexão sobre a articulação entre linguagem e contexto com vista ao seu aprofundamento em estudos do discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins.
Cutting, Joan (2002). Pragmatics and Discourse: a resource book for students. London: Routledge.
Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007). Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.
Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.
Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.
Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.
Mey, Jacob (1998). Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier.
Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold.