Língua Inglesa, Significado e Discurso
0
2024-2025
01011529
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1.º ciclo da FLUC.
Resultados de Aprendizagem
O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito o significado e o uso na língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita
a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para a análise do significado e da significação em inglês;
b) Usar terminologia adequada para identificar e analisar criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;
c) Saber pensar e observar os mecanismos concretos de negociação, uso e comunicação linguística em contextos autênticos de uso da língua inglesa;
Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significado que os definem.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso inicia com um primeiro momento de reflexão sobre o significado do significado, seguido da introdução de conceitos básicos na semântica e pragmática do inglês: significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, semântica lexical e frásica. Exercitando cálculos lógico-semânticos e pragmáticos (implicações lógicas, pressuposições e conversacionais),introduzem-se ideias de contexto e uso linguístico. Na segunda parte, dando ênfase ao falante e depois a falantes interagindo em eventos comunicativos, seguem-se outros aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância; o curso termina com uma reflexão sobre a articulação entre linguagem e contexto com vista ao seu aprofundamento em estudos do discurso.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins.
Cutting, Joan (2002). Pragmatics and Discourse: a resource book for students. London: Routledge.
Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007). Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.
Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.
Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.
Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.
Mey, Jacob (1998). Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier.
Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold.