Língua Inglesa, Significado e Discurso

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011529
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1.º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

O curso pretende familiarizar os estudantes com princípios básicos de análise semântica, pragmática e discursiva para analisar de modo explícito o significado e o uso na língua inglesa. No final do curso @ estudante terá desenvolvido a metalinguagem que lhe permita

a) Identificar conceitos básicos nos estudos semânticos, pragmáticos e do discurso e a sua contribuição para a análise do significado e da significação em inglês;

b) Usar terminologia adequada para identificar e analisar criticamente aspetos formais e funcionais das estruturas do significado em inglês;

c) Saber pensar e observar os mecanismos concretos de negociação, uso e comunicação linguística em contextos autênticos de uso da língua inglesa;

Situar enquadramentos de análise semântica, pragmática e discursiva à luz das teorias sobre linguagem e significado que os definem.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso inicia com um primeiro momento de reflexão sobre o significado do significado, seguido da introdução de conceitos básicos na semântica e pragmática do inglês: significado/referência, ‘proposição’, ‘frase’ e ‘enunciado/enunciação’, semântica lexical e frásica. Exercitando cálculos lógico-semânticos e pragmáticos (implicações lógicas, pressuposições e conversacionais),introduzem-se ideias de contexto e uso linguístico. Na segunda parte, dando ênfase ao falante e depois a falantes interagindo em eventos comunicativos, seguem-se outros aspetos pragmáticos e discursivos: atos de fala, estruturas conversacionais, face e delicadeza, relevância; o curso termina com uma reflexão sobre a articulação entre linguagem e contexto com vista ao seu aprofundamento em estudos do discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Collins COBUILD Intermediate English Grammar (2004). London: HarperCollins.
Cutting, Joan (2002). Pragmatics and Discourse: a resource book for students. London: Routledge.
Hurford,J, Heasley,B., Smith, M.B. (2007). Semantics: A Coursebook. Cambridge: CUP.
Levinson, S. (1983). Pragmatics. Cambridge: CUP.
Longman Dictionary of Contemporary English, 5th ed. (2009) Harlow: Pearson Longman.
Lyons, J. (1981). Language, Meaning and Context. London: Fontana.
Mey, Jacob (1998). Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier.
Verschueren, Jef (1999). Understanding Pragmatics. London: Arnold.