Língua Inglesa e Estudos da Linguagem

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011518
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio intermédio-avançado na língua inglesa, pelo menos B.2

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular oferece uma reflexão linguística sobre a linguagem humana e a língua inglesa. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

a) identificar diferenças entre fala e escrita, e analisar a interação entre escrita e tecnologia;

b) demonstrar capacidade para analisar a estrutura lexical das palavras e a história subjacente à variedade lexical do Inglês;

c) explicar a variação do inglês em função tempo, espaço e grupo social;

d) ilustrar o efeito do contacto e da etnicidade na variação linguística;

e) explicar etapas inerentes ao processo de aquisição L1 e L2;

f) demonstrar capacidade para pensar de forma crítica sobre o impacto dos New Englishes e do Global English na sociedade actual;

g) usar conceitos linguísticos para explicar a influência da mudança, variação, identidade e contacto linguísticos sobre os sons e as palavras do Inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Fala e escrita. Os sons do Inglês e a ortografia inglesa.

2.         Linguagem e internet : fala sms e criatividade linguística.

3.         Palavras e léxico: dicionários, significado e as estrutura interna das palavras.

4.         Mudança linguística e história: o que nos dizem as palavras inglesas sobre a história dos seus falantes.

5.         Variação linguística e dialectos: Standard English e variedades regionais.

6.         Contacto linguística e etnicidade: Black American English, Chicano English e Creoles.

7.         Aquisição da L1: o Inglês como língua maternal e o funcionamento do cérebro.

8.         Aquisição de uma L2: o Inglês como língua segunda ou estrangeira.

9.         Globalização e multilinguismo: New Englishes e Global English.

(N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante a docente atribuída)

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Crystal, D. (2019). The Cambridge Encyclopedia of the English Language (3rd edition). Cambridge: CUP.

Culpeper, J.; Katamba, F.; Kerswill, P. (2018). English Language: Description, Variation and Context. London: Palgrave.

Cushing, I. (2018). Text Analysis and Representation. Cambridge; CUP.

Huddleston, R., & Pullum, G.K. (2005). A Student’s Introduction to English Grammar. Cambridge; CUP.

Jenkins, J. (2003). World Englishes: a resource book for students. London: Routledge.

McCulloch, G. (2019). Because Internet: Understanding the New Rules of Language. New York: Riverhead Books.

Plag, I.; Arndt-Lappe; S. Braun M.; Schramm, M. (2015). Introduction to English Linguistics. Berlin: De Gruyter Mouton.

Pullum, G. (2018). Linguistics: Why It Matters. Cambridge: Polity Press.

Yule, G. (2020). The Study of Language (7th edition). Cambridge; CUP.