Língua Inglesa e Estudos da Linguagem
0
2024-2025
01011518
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio intermédio-avançado na língua inglesa, pelo menos B.2
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular oferece uma reflexão linguística sobre a linguagem humana e a língua inglesa. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
a) identificar diferenças entre fala e escrita, e analisar a interação entre escrita e tecnologia;
b) demonstrar capacidade para analisar a estrutura lexical das palavras e a história subjacente à variedade lexical do Inglês;
c) explicar a variação do inglês em função tempo, espaço e grupo social;
d) ilustrar o efeito do contacto e da etnicidade na variação linguística;
e) explicar etapas inerentes ao processo de aquisição L1 e L2;
f) demonstrar capacidade para pensar de forma crítica sobre o impacto dos New Englishes e do Global English na sociedade actual;
g) usar conceitos linguísticos para explicar a influência da mudança, variação, identidade e contacto linguísticos sobre os sons e as palavras do Inglês.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fala e escrita. Os sons do Inglês e a ortografia inglesa.
2. Linguagem e internet : fala sms e criatividade linguística.
3. Palavras e léxico: dicionários, significado e as estrutura interna das palavras.
4. Mudança linguística e história: o que nos dizem as palavras inglesas sobre a história dos seus falantes.
5. Variação linguística e dialectos: Standard English e variedades regionais.
6. Contacto linguística e etnicidade: Black American English, Chicano English e Creoles.
7. Aquisição da L1: o Inglês como língua maternal e o funcionamento do cérebro.
8. Aquisição de uma L2: o Inglês como língua segunda ou estrangeira.
9. Globalização e multilinguismo: New Englishes e Global English.
(N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante a docente atribuída)
Docente(s) responsável(eis)
Andrew Vincent Packett
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Crystal, D. (2019). The Cambridge Encyclopedia of the English Language (3rd edition). Cambridge: CUP.
Culpeper, J.; Katamba, F.; Kerswill, P. (2018). English Language: Description, Variation and Context. London: Palgrave.
Cushing, I. (2018). Text Analysis and Representation. Cambridge; CUP.
Huddleston, R., & Pullum, G.K. (2005). A Student’s Introduction to English Grammar. Cambridge; CUP.
Jenkins, J. (2003). World Englishes: a resource book for students. London: Routledge.
McCulloch, G. (2019). Because Internet: Understanding the New Rules of Language. New York: Riverhead Books.
Plag, I.; Arndt-Lappe; S. Braun M.; Schramm, M. (2015). Introduction to English Linguistics. Berlin: De Gruyter Mouton.
Pullum, G. (2018). Linguistics: Why It Matters. Cambridge: Polity Press.
Yule, G. (2020). The Study of Language (7th edition). Cambridge; CUP.