Língua Inglesa e Estudos da Linguagem

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01011518
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio intermédio-avançado na língua inglesa, pelo menos B.2.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular oferece uma reflexão linguística sobre a linguagem humana e a língua inglesa. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

a) identificar diferenças entre fala e escrita, e analisar a interação entre escrita e tecnologia;

b) demonstrar capacidade para analisar a estrutura lexical das palavras e a história subjacente à variedade lexical do Inglês;

c) explicar a variação do inglês em função tempo, espaço e do grupo social;

d) ilustrar o efeito do contacto e da etnicidade na variação linguística;

e) explicar etapas inerentes ao processo de aquisição de uma língua materna;

f) demonstrar capacidade para pensar de forma crítica sobre o impacto dos New Englishes e do Global English na sociedade actual;

usar conceitos linguísticos para explicar a influência da mudança, variação, identidade e contacto linguísticos sobre os sons e as palavras do Inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fala e escrita. Os sons do Inglês e a ortografia inglesa.
2. Linguagem e internet : fala sms e criatividade linguística.
3. Palavras e léxico: dicionários, significado e as estrutura interna das palavras.
4. Mudança linguística e história: o que nos dizem as palavras inglesas sobre a história dos seus falantes.
5. Variação linguística e dialectos: Standard English e variedades regionais.
6. Contacto linguística e etnicidade: Black American English, Chicano English e Creoles.
7. Aquisição da L1: o Inglês como língua maternal e o funcionamento do cérebro.
8. Aquisição de uma L2: o Inglês como língua segunda ou estrangeira.
9. Globalização e multilinguismo: New Englishes e Global English.

(N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante a docente atribuída).

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Aarts, B; McMahon, A. eds. (2006). The handbook of English linguistics. Oxford: Blackwell.

Crystal, D. (2011). Internet linguistics. London: Routledge

Crystal, D. ( 2004). The Cambridge Encyclopedia of the English Language.Cambridge: CUP

Herbst, T. (2010). English linguistics: a coursebook for students of English. Berlin: Mouton de Gryuter.

Jenkins, J. (2003). World Englishes: a resource book for students. London: Routledge.

Jenkins, J. (2000). The Phonology of English as an International Language. Oxford: OUP.

Plag, I. et al. (2007). Introduction to English linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter.

Rickford, J. (1999). African American vernacular English: features, evolution, educational implications. Oxford: Blackwell.