Língua Inglesa e Estudos da Linguagem

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011518
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio intermédio-avançado na língua inglesa, pelo menos B.2.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular oferece uma reflexão linguística sobre a linguagem humana e a língua inglesa. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

a) identificar diferenças entre fala e escrita, e analisar a interação entre escrita e tecnologia;

b) demonstrar capacidade para analisar a estrutura lexical das palavras e a história subjacente à variedade lexical do Inglês;

c) explicar a variação do inglês em função tempo, espaço e do grupo social;

d) ilustrar o efeito do contacto e da etnicidade na variação linguística;

e) explicar etapas inerentes ao processo de aquisição de uma língua materna;

f) demonstrar capacidade para pensar de forma crítica sobre o impacto dos New Englishes e do Global English na sociedade actual;

usar conceitos linguísticos para explicar a influência da mudança, variação, identidade e contacto linguísticos sobre os sons e as palavras do Inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fala e escrita. Os sons do Inglês e a ortografia inglesa.
2. Linguagem e internet : fala sms e criatividade linguística.
3. Palavras e léxico: dicionários, significado e as estrutura interna das palavras.
4. Mudança linguística e história: o que nos dizem as palavras inglesas sobre a história dos seus falantes.
5. Variação linguística e dialectos: Standard English e variedades regionais.
6. Contacto linguística e etnicidade: Black American English, Chicano English e Creoles.
7. Aquisição da L1: o Inglês como língua maternal e o funcionamento do cérebro.
8. Aquisição de uma L2: o Inglês como língua segunda ou estrangeira.
9. Globalização e multilinguismo: New Englishes e Global English.

(N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante a docente atribuída).

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aarts, B; McMahon, A. eds. (2006). The handbook of English linguistics. Oxford: Blackwell.

Crystal, D. (2011). Internet linguistics. London: Routledge

Crystal, D. ( 2004). The Cambridge Encyclopedia of the English Language.Cambridge: CUP

Herbst, T. (2010). English linguistics: a coursebook for students of English. Berlin: Mouton de Gryuter.

Jenkins, J. (2003). World Englishes: a resource book for students. London: Routledge.

Jenkins, J. (2000). The Phonology of English as an International Language. Oxford: OUP.

Plag, I. et al. (2007). Introduction to English linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter.

Rickford, J. (1999). African American vernacular English: features, evolution, educational implications. Oxford: Blackwell.