Língua Inglesa e Estudos da Linguagem
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2019-2020
01011518
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio intermédio-avançado na língua inglesa, pelo menos B.2.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular oferece uma reflexão linguística sobre a linguagem humana e a língua inglesa. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
a) identificar diferenças entre fala e escrita, e analisar a interação entre escrita e tecnologia;
b) demonstrar capacidade para analisar a estrutura lexical das palavras e a história subjacente à variedade lexical do Inglês;
c) explicar a variação do inglês em função tempo, espaço e do grupo social;
d) ilustrar o efeito do contacto e da etnicidade na variação linguística;
e) explicar etapas inerentes ao processo de aquisição de uma língua materna;
f) demonstrar capacidade para pensar de forma crítica sobre o impacto dos New Englishes e do Global English na sociedade actual;
usar conceitos linguísticos para explicar a influência da mudança, variação, identidade e contacto linguísticos sobre os sons e as palavras do Inglês.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fala e escrita. Os sons do Inglês e a ortografia inglesa.
2. Linguagem e internet : fala sms e criatividade linguística.
3. Palavras e léxico: dicionários, significado e as estrutura interna das palavras.
4. Mudança linguística e história: o que nos dizem as palavras inglesas sobre a história dos seus falantes.
5. Variação linguística e dialectos: Standard English e variedades regionais.
6. Contacto linguística e etnicidade: Black American English, Chicano English e Creoles.
7. Aquisição da L1: o Inglês como língua maternal e o funcionamento do cérebro.
8. Aquisição de uma L2: o Inglês como língua segunda ou estrangeira.
9. Globalização e multilinguismo: New Englishes e Global English.
(N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante a docente atribuída).
Docente(s) responsável(eis)
Andrew Vincent Packett
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Aarts, B; McMahon, A. eds. (2006). The handbook of English linguistics. Oxford: Blackwell.
Crystal, D. (2011). Internet linguistics. London: Routledge
Crystal, D. ( 2004). The Cambridge Encyclopedia of the English Language.Cambridge: CUP
Herbst, T. (2010). English linguistics: a coursebook for students of English. Berlin: Mouton de Gryuter.
Jenkins, J. (2003). World Englishes: a resource book for students. London: Routledge.
Jenkins, J. (2000). The Phonology of English as an International Language. Oxford: OUP.
Plag, I. et al. (2007). Introduction to English linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter.
Rickford, J. (1999). African American vernacular English: features, evolution, educational implications. Oxford: Blackwell.