Inglês 6

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01011507
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês 1, 2, 3, 4 e 5 ou QECRL Nível C1

Métodos de Ensino

O ensino-aprendizagem incide na realização de tarefas, em detrimento da exposição teórica. O/As participantes deverão empenhar-se de forma ativa na realização de análises, seguidas de feedback e discussão. A interação em aula será feita especialmente através de trabalho a pares e trabalho de grupo, no decurso dos quais será encorajada a formulação indutiva do sistema léxico-gramatical da língua inglesa. Espera-se uma participação ativa do/as estudantes, com base em preparação prévia dos materiais, pelo que serão pedidos regularmente pequenos trabalhos de pesquisa para aprssentação e discussão 

Resultados de Aprendizagem

Ni final do semestre, o/as estudantes deverão ser capazes de:

- analisar e interpretar textos de diferentes tipos, de acordo com os enquadramentos teórico-metodológicos e os modelos desenvolvidos ao longo das aulas.

- demonstrar consciência crítica a respeito do crescimento e estatuto atual do inglês-padrão como variedade de prestígio.

- produzir textos em géneros académicos chave, demonstrando domínio das normas do discurso académico escrito em inglês

- fazer uma breve apresentação oral em contexto de seminário, conduzir e subsumir a subsequente discussão

- usar um extenso leque lexical e gramatical de uso académico

- levar a cabo trabalhos de revisão e edição de textos, conforme os respetivos objetivos, utilizando de forma eficaz fontes de referência tais como: gramáticas, dicionários e guiões de estilo.

 

Estágio(s)

Não

Programa

A ubidade curricular

- procura desenvolver as competências orais e escritas do/as estudantes num vasto leque de práticas comunicativas académicas ao nível C1 do QECRL;

- explora diferentes variedades de inglês, tanto do ponto de vista diacrónico como sincrónico, com destaque para as origens e o desenvolvimento do inglês-padrão como variedade de prestígio;

- desenvolve a competência analítica do/as estudantes, tanto em textos orais como escritos, através da revisão e edição, fomentando a sua capacidade de reconhecer a tessitura textual, tanto em termos da coesão interna, como no que diz respeito à coerência extra-textual, através dos conceitos de "género" e "registo";

- faz a revisão e expande áreas de gramática e de léxico, conforme as necessidades do/as estudantes;

procura desenvolver as competências de revisão e edição de texto, através do uso de fontes de referência. 

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 35.0%
Mini Testes: 35.0%

Bibliografia

Biber, D., Conrad, S., & Leech, G. (2002). The Longman Student Grammar of Spoken and Written English.[Unit 13 – ‘The grammar of conversation’]  Harlow; Longman.

Butterfield, J. (Ed.) (2015). Fowler's Dictionary of Modern English Usage (4th edition). Oxford; OUP

Carter, R., & Goddard, A. (2016). How to Analyse Texts. London; Routledge

Crystal, D. (2019). The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge; CUP

Eggins, S. (2004). An Introduction to Systemic Functional Linguistics (2nd edition). London; Bloomsbury

Giovanelli, M., & Mason, J. (2018). The Language of Literature: An Introduction to Stylistics. Cambridge; CUP

Oxford Advanced Learner's Dictionary (10th edition, 2020)

Pope, R. (2012). Studying English Literature and Language. London; Routledge

Thomas, L. (1999) 'The standard English debate' in Thomas, L, & Wareing, S. (Eds.) Language, Society and Power. London; Routledge

Yule, G. (2006). Oxford Practice Grammar (Advanced). Oxford; OUP