Inglês 6

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011507
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês 1-5 ou QECRL Nível C1.1.

Métodos de Ensino

A metodología é predominantemente task-based em vez de expositiva, o que pressupõe uma participação activa no desempenho de várias tarefas analíticas no decorrer das aulas. As actividades desenvolvidas na aula são principalmente em trabalho de pares e pequenos grupos. Os estudantes devem ainda desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

- analisar texto, revelando interiorização do modo como a linguagem é organizada enquanto recurso de construção de texto

- revelar conhecimento de determinadas características gramaticais do texto oral e de como as mesmas são determinadas pelas circunstâncias do discurso

- revelar aperfeiçoamento de competências e processos metalinguísticas em áreas léxico-gramaticais estudadas

- produzir um ensaio académico e orientar um debate sobre um tópico selecionado de Mooney et al (2011) (ver bibliografia)

- usar recursos e fontes, tais como dicionários e gramáticas, a fim de editar textos de aprendentes de um modo eficaz.

Estágio(s)

Não

Programa

Este curso visa a revisão e aprofundamento da consciência de como os textos possuem ‘textura’, quer em termos de coesão interna, quer em relação à coerência extra-textual através dos conceitos de ‘genre’ e ‘register’. Será dada ênfase especial às características específicas do registo oral, especialmente em relação à gramática de conversação. As técnicas de análise de ‘genre’ desenvolvidas em análise de textos serão aplicadas nos textos produzidos pelos próprios alunos/as. Àreas léxico-gramaticais serão abordados de acordo com as necessidades dos estudantes, sendo igualmente aprofundadas competências de utilização de recursos e fontes na análise crítica e edição de texto do aprendente.

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Biber, D., Conrad, S., & Leech, G. (2002). The Longman Student Grammar of Spoken and Written English.[Unit 13 – ‘The grammar of conversation’]  Harlow; Longman.

Coffin, C., Donohue, J., & North, S. (2009) Exploring English Grammar: from formal to functional. London; Routledge.

Conrad, S., Biber, D., & Leech, G. (2002). The Longman Student Grammar of Spoken and Written English Workbook.[Unit 13 – ‘The grammar of conversation’]. Harlow; Longman.

Eggins, S. (2004). An Introduction to Systemic Functional Linguistics (2nd edn.). [chaps 2-4]. London; Continuum.

McCarthy, M., & O’Dell, F. (2008). Academic Vocabulary in Use. Cambridge; Cambridge University Press.

Mooney, A., et al. (2011). Language, Society and Power (3rd edn.). London; Routledge.

Mooney, A. et al (Eds.) (2011) The Language, Society and Power Reader. London; Routledge.

Longman Dictionary of Contemporary English (5th edn, 2009).