Inglês 6
0
2018-2019
01011507
Área Científica do Menor
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês 1-5 ou QECRL Nível C1.1.
Métodos de Ensino
A metodología é predominantemente task-based em vez de expositiva, o que pressupõe uma participação activa no desempenho de várias tarefas analíticas no decorrer das aulas. As actividades desenvolvidas na aula são principalmente em trabalho de pares e pequenos grupos. Os estudantes devem ainda desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:
- analisar texto, revelando interiorização do modo como a linguagem é organizada enquanto recurso de construção de texto
- revelar conhecimento de determinadas características gramaticais do texto oral e de como as mesmas são determinadas pelas circunstâncias do discurso
- revelar aperfeiçoamento de competências e processos metalinguísticas em áreas léxico-gramaticais estudadas
- produzir um ensaio académico e orientar um debate sobre um tópico selecionado de Mooney et al (2011) (ver bibliografia)
- usar recursos e fontes, tais como dicionários e gramáticas, a fim de editar textos de aprendentes de um modo eficaz.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este curso visa a revisão e aprofundamento da consciência de como os textos possuem ‘textura’, quer em termos de coesão interna, quer em relação à coerência extra-textual através dos conceitos de ‘genre’ e ‘register’. Será dada ênfase especial às características específicas do registo oral, especialmente em relação à gramática de conversação. As técnicas de análise de ‘genre’ desenvolvidas em análise de textos serão aplicadas nos textos produzidos pelos próprios alunos/as. Àreas léxico-gramaticais serão abordados de acordo com as necessidades dos estudantes, sendo igualmente aprofundadas competências de utilização de recursos e fontes na análise crítica e edição de texto do aprendente.
Docente(s) responsável(eis)
Andrew Vincent Packett
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Biber, D., Conrad, S., & Leech, G. (2002). The Longman Student Grammar of Spoken and Written English.[Unit 13 – ‘The grammar of conversation’] Harlow; Longman.
Coffin, C., Donohue, J., & North, S. (2009) Exploring English Grammar: from formal to functional. London; Routledge.
Conrad, S., Biber, D., & Leech, G. (2002). The Longman Student Grammar of Spoken and Written English Workbook.[Unit 13 – ‘The grammar of conversation’]. Harlow; Longman.
Eggins, S. (2004). An Introduction to Systemic Functional Linguistics (2nd edn.). [chaps 2-4]. London; Continuum.
McCarthy, M., & O’Dell, F. (2008). Academic Vocabulary in Use. Cambridge; Cambridge University Press.
Mooney, A., et al. (2011). Language, Society and Power (3rd edn.). London; Routledge.
Mooney, A. et al (Eds.) (2011) The Language, Society and Power Reader. London; Routledge.
Longman Dictionary of Contemporary English (5th edn, 2009).