Inglês 3

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011477
Área Científica
Língua-Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês 1 e Inglês 2, ou QECRL Nível B2.2

Métodos de Ensino

As metodologias seguem uma abordagem por tarefas, sendo solicitadas várias para produção de texto. Os manuais (cf. bibliografia infra) são fundamentais em cada aula. os textos académicos au`^enticos que neles figuram são usados para tarefas de leitura, escrita, audição, produção oral e pesquisa que podem ser levadas a cabo individualmente, em pares ou em grupo. O estudo da gramática e do dicionário monolingue é feito indivudalmente além da aula. São proporstos trabalhos de casa com data-limite.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, a/os estudantes deverão ser capazes de:

- produzir ensaios argumentativos e contrastivos, obedecendo às normas de Inglês académico correto, tal como aprendido em aula.

- incluir e avaliar fontes nesses ensaios, bem como em apresentações orais, usando diferentes formas de citação

- realizar uma mini-apresentação em regime de seminário e moderar uma discussão sobre um tema previamente investigado de forma autónoma

- participar ativamente em debates, quer respondendo, quer desenvolvendo os contributos de colegas

- exprimir-se utilizando um vasto leque de estruturas léxico-gramaticais pertinentes em contextos de uso académico

- aplicar estratégias adequadas para registo de apontamentos na compreensão escrita e oral de textos académicos

- usar gramáticas e dicionários unilingues enquanto ferramentas de aprendizagem de forma eficiente.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência de Inglês 1 e 2, a uc procura desenvolver literacias académicas num vasto leque de práticas comunicativas, realçando as formas como o discurso académico constitui variedade distinta do inglês. Com base na análise de aspetos-chave da escrita académica de Inglês 1 e 2, foca-se na produção de ensaios contrastivos e argumentativos, trabalhando as convenções de citação e referenciação. Estes dois géneros determinam as áreas lexico-gramaticais trabalhadas: estruturas de comparação e contraste, constituintes adjetivais usados para persuadir, estruturas condicionais para exemplificar e levantar hipóteses, estruturas para exprimir perspetivas e posicionamento pessoal e para reportar factos. Aborda-se o desenvolvimento da competência oral pelo foco em seminários conduzidos pela/os estudantes, sendo o material de leitura constituído por textos de referência e artigos especializados. Sºao desenvolvidos métodos de estudo através do uso de fontes de referência e dicionários unilingues.

Docente(s) responsável(eis)

Andrew Vincent Packett

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Mini Testes: 35.0%
Frequência: 35.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

de Chazal, E.; McCarter, S. (2012). Oxford EAP A Course in English for Academic Purposes Upper Intermediate /B2. Oxford: Oxford University Press

Paterson, K. (2013). Oxford Grammar for EAP. Oxford: Oxford University Press

Oxford Advanced Learner’s Dictionary (10th edition, 2020).