Histórias da América

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011440
Área Científica
Cultura - Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e interativos, com base na análise e discussão dos textos, de imagens e de filmes/documentários; apresentações orais, trabalhos individuais escritos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre a/o estudante deverá ser capaz de:

– identificar períodos/momentos-chave na história dos Estados Unidos (da ‘descoberta’ da América à migração puritana, escravatura, Revolução, expansão territorial e Guerra Civil, por exemplo);

– compreender conceitos teóricos que serão retomados e aprofundados em outras cadeiras de cultura e literatura norte-americana (entre eles, ‘América’; migração; identidade; nação; consenso; excepcionalismo; imperialismo; destino manifesto; fronteira; raça; género; e cultura);

– entender em termos gerais a diversidade de culturas resultante de uma sociedade de imigração e das dinâmicas que entre elas se foram estabelecendo;

– desenvolver uma perspetiva crítica;

– adquirir instrumentos de abordagem e análise dos documentos e fenómenos abordados. 

Estágio(s)

Não

Programa

Esta cadeira oferece uma visão geral sobre a história, cultura e sociedade norte-americana desde o período colonial até ao início do século XX. Focando momentos específicos ao longo desse período, abordam-se documentos-chave para o entendimento crítico da(s) cultura(s) que se desenvolveram nos Estados Unidos da América. A diversidade de vozes e de grupos representados nos materiais selecionados pretende também tornar visível a complexidade do desenvolvimento desta nação, não só pelos múltiplos sonhos que nela foram projetados, mas pelas contradições, lacunas e silêncios que eram parte integrante desses sonhos. Atendendo ao impacto tanto local como global desses documentos (e.g. a Declaração da Independência), abordaremos, sempre que pertinente, as ramificações ideológicas da formação do imperialismo cultural da nação que se imaginou como o modelo do mundo moderno, tanto nas suas relações com a Europa, como com as Américas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Boyer, P., Clark Jr., Clifford E. (eds.). (2005), The Enduring Vision. A History of the American People Concise. Lexington, MA: Houghton Mifflin Co.

Boyer, P. ed. et al. (2001). The Oxford Companion to United States of America. New York: Oxford University Press.

Crunden, R. M. (1994). A Brief History of American Culture. New York: Paragon House.

Takaki, R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Co.

Zinn, H. (1994). A People’s History of the United States. London.