Histórias da América

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011440
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e interativos, com base na análise e discussão dos textos, de imagens e de filmes/documentários; apresentações orais, trabalhos individuais escritos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre a/o estudante deverá ser capaz de:

– identificar períodos/momentos-chave na história dos Estados Unidos (da ‘descoberta’ da América à migração puritana, escravatura, Revolução, expansão territorial e Guerra Civil, por exemplo);

– compreender conceitos teóricos que serão retomados e aprofundados em outras cadeiras de cultura e literatura norte-americana (entre eles, ‘América’; migração; identidade; nação; consenso; excepcionalismo; imperialismo; destino manifesto; fronteira; raça; género; e cultura);

– entender em termos gerais a diversidade de culturas resultante de uma sociedade de imigração e das dinâmicas que entre elas se foram estabelecendo;

– desenvolver uma perspetiva crítica;

– adquirir instrumentos de abordagem e análise dos documentos e fenómenos abordados. 

Estágio(s)

Não

Programa

Esta cadeira oferece uma visão geral sobre a história, cultura e sociedade norte-americana desde o período colonial até ao início do século XX. Focando momentos específicos ao longo desse período, abordam-se documentos-chave para o entendimento crítico da(s) cultura(s) que se desenvolveram nos Estados Unidos da América. A diversidade de vozes e de grupos representados nos materiais selecionados pretende também tornar visível a complexidade do desenvolvimento desta nação, não só pelos múltiplos sonhos que nela foram projetados, mas pelas contradições, lacunas e silêncios que eram parte integrante desses sonhos. Atendendo ao impacto tanto local como global desses documentos (e.g. a Declaração da Independência), abordaremos, sempre que pertinente, as ramificações ideológicas da formação do imperialismo cultural da nação que se imaginou como o modelo do mundo moderno, tanto nas suas relações com a Europa, como com as Américas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Boyer, P., Clark Jr., Clifford E. (eds.). (2005), The Enduring Vision. A History of the American People Concise. Lexington, MA: Houghton Mifflin Co.

Boyer, P. ed. et al. (2001). The Oxford Companion to United States of America. New York: Oxford University Press.

Crunden, R. M. (1994). A Brief History of American Culture. New York: Paragon House.

Takaki, R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Co.

Zinn, H. (1994). A People’s History of the United States. London.