Gramática da Língua Inglesa

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01011423
Área Científica
Linguística - Estudos Anglo - Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular oferece uma visão de conjunto da gramática do Inglês moderno, incidindo sobre a estrutura interna da frase e seus constituintes, procurando articular o nível sintagmático da frase com as propriedades funcionais e semânticas da oração. Serão fornecidos instrumentos linguísticos para a observação e descrição de padrões sintáticos, funcionais e semânticos da frase. Pretende-se aprofundar o conhecimento de um conjunto selecionado de fenómenos linguísticos e estimular o interesse dos alunos pela gramática da inglesa.

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

i) identificar classes de palavras, de acordo com critérios morfológicos e distribucionais;

ii) distinguir entre estrutura sintagmática, a estrutura funcional e a estrutura temática da oração;

iii) identificar e analisar sintagmas, funções gramaticas e papéis temáticos;

iv) aplicar técnicas descritivas, conceitos teóricos e estilos de argumentação próprios da descrição e análise linguísticas.

Estágio(s)

Não

Programa

Num percurso que procura familiarizar alunos com a componente sintática da língua
inglesa, serão tratados preferencialmente os seguintes temas:
1. Classes de palavra e critérios para a sua diferenciação.
2. Os sintagmas da língua inglesa. Regras de reescrita, relações de domínio, constituintes sintagmáticos, núcleo e modificadores.
3. O sintagma verbal, nominal, adjectival e adverbial.
4. Funções gramaticais (sujeito, complemento directo, etc.) e sua correspondência com a estrutura sintagmática da oração.
5. Papéis temáticos (agente, beneficiário, etc.) e sua correspondência com a estrutura sintagmática e a estrutura funcional da oração.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Alexandra Ribeiro Luís

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bache, Carl; Davidsen-Nielsen, N. (1997). Mastering English: an advanced grammar for nonnative and native speakers. Berlin: Mouton de Gruyter.

Biber, D. et al. (2002). Longman student grammar of spoken and written English. Harlow: Longman.

Huddleston, R.; Pullum, G. eds. (2002). The Cambridge grammar of the English. Cambridge:CUP.

Lobeck, Anne. (2000). Discovering grammar: an introduction to English sentence structure. New York: Oxford University Press.

Van Gelderen, E. (2010). An introduction to the grammar of English. Amsterdam: Benjamins.

Wardhaugh, R. (1995). Understanding English grammar: a linguistic introduction. Oxford: Blackwell.