Gramática da Língua Inglesa
0
2018-2019
01011423
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos concretos, debates e trabalhos de grupo. Avaliação de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de 1º ciclo da FLUC.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular oferece uma visão de conjunto da gramática do Inglês moderno, incidindo sobre a estrutura interna da frase e seus constituintes, procurando articular o nível sintagmático da frase com as propriedades funcionais e semânticas da oração. Serão fornecidos instrumentos linguísticos para a observação e descrição de padrões sintáticos, funcionais e semânticos da frase. Pretende-se aprofundar o conhecimento de um conjunto selecionado de fenómenos linguísticos e estimular o interesse dos alunos pela gramática da inglesa.
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
i) identificar classes de palavras, de acordo com critérios morfológicos e distribucionais;
ii) distinguir entre estrutura sintagmática, a estrutura funcional e a estrutura temática da oração;
iii) identificar e analisar sintagmas, funções gramaticas e papéis temáticos;
iv) aplicar técnicas descritivas, conceitos teóricos e estilos de argumentação próprios da descrição e análise linguísticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Num percurso que procura familiarizar alunos com a componente sintática da língua
inglesa, serão tratados preferencialmente os seguintes temas:
1. Classes de palavra e critérios para a sua diferenciação.
2. Os sintagmas da língua inglesa. Regras de reescrita, relações de domínio, constituintes sintagmáticos, núcleo e modificadores.
3. O sintagma verbal, nominal, adjectival e adverbial.
4. Funções gramaticais (sujeito, complemento directo, etc.) e sua correspondência com a estrutura sintagmática da oração.
5. Papéis temáticos (agente, beneficiário, etc.) e sua correspondência com a estrutura sintagmática e a estrutura funcional da oração.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Alexandra Ribeiro Luís
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bache, Carl; Davidsen-Nielsen, N. (1997). Mastering English: an advanced grammar for nonnative and native speakers. Berlin: Mouton de Gruyter.
Biber, D. et al. (2002). Longman student grammar of spoken and written English. Harlow: Longman.
Huddleston, R.; Pullum, G. eds. (2002). The Cambridge grammar of the English. Cambridge:CUP.
Lobeck, Anne. (2000). Discovering grammar: an introduction to English sentence structure. New York: Oxford University Press.
Van Gelderen, E. (2010). An introduction to the grammar of English. Amsterdam: Benjamins.
Wardhaugh, R. (1995). Understanding English grammar: a linguistic introduction. Oxford: Blackwell.