Diásporas na América

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011398
Área Científica
Cultura - Estudos Anglo-Americanos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; análise de textos; exercícios de leitura e escrita; análise de filmes e outros materiais visuais; discussão em grupo, apresentações orais, testes.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, espera-se que o/as estudantes tenham

– aprofundado a noção da diversidade de culturas que compõem a sociedade norte-americana, sem esquecer a sua contextualização histórica e social;

– adquirido conhecimentos mais aprofundados sobre o deslocamento das populações indígenas, a escravatura e a imigração;

– desenvolvido uma consciência crítica em relação à desigualdade económica e social e à conflitualidade de raça, etnia e classe que caracterizam a sociedade americana.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da cadeira tanto poderá ser orientado para uma visão geral como para um determinado período cronológico, no que toca particularmente às diversas minorias étnicas dos EUA, suas origens, posicionamento e evolução, e também suas estratégias de assimilação ou resistência. No geral, procurar-se-á alargar os conhecimentos e a consciência crítica do/as estudantes no âmbito de uma sociedade multicultural e profundamente desigual, e familiarizá-los/as com conceitos como minoria, estereótipo, discriminação, integração, diáspora, território, assimilação e aculturação. Será também feita uma avaliação crítica da conceção e das políticas do multiculturalismo.

Os materiais de estudo poderão ser de diversa natureza (ensaística, literatura, filmes, fotografia, arte, etc).

N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Isabel Arsénio Nunes Costa Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Participação nas aulas e apresentação oral: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Franklin, J. H. (2010). From Slavery to Freedom. 9th ed. New YorK: A. Knopf.

Kammen, M. (1995). Contested Values: Democracy and Diversity in American Culture. New York: St. Martin’s P.

Fredrickson, G. M. (1988). The Arrogance of Race: Historical Perspectives on Slavery, Racism, and Social Inequality. Middletown, Conn.: Wesleyan UP.

Glazer, N. (1997). We Are All Multiculturalists Now. Cambridge: Harvard UP.

Goldberg, D. T. (1995). Multiculturalism: A Critical Reader. Malden: Blackwell.

Singh-Amritjit et al (Eds). (1994). Memory, Narrative, and Identity: New Essays in Ethnic American Literature. Boston: Northeastern.

Schuman, H.et al. (1997). Racial Attitudes in America. Cambridge: Harvard UP.

Sollors, W. (1986). Beyond Ethnicity: Consent and Descent in American Culture. OUP.

Takaki, R. (Ed.). (2002). Debating Diversity: Clashing Perspectives on Race and Ethnicity in America. OUP.

Yetman, N. R. (Ed.). (1998). Majority and Minority. Boston: Allyn and Bacon. .