Diásporas na América

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01011398
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; análise de textos; exercícios de leitura e escrita; análise de filmes e outros materiais visuais; discussão em grupo, apresentações orais, testes.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, espera-se que o/as estudantes tenham

– aprofundado a noção da diversidade de culturas que compõem a sociedade norte-americana, sem esquecer a sua contextualização histórica e social;

– adquirido conhecimentos mais aprofundados sobre o deslocamento das populações indígenas, a escravatura e a imigração;

– desenvolvido uma consciência crítica em relação à desigualdade económica e social e à conflitualidade de raça, etnia e classe que caracterizam a sociedade americana.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da cadeira tanto poderá ser orientado para uma visão geral como para um determinado período cronológico, no que toca particularmente às diversas minorias étnicas dos EUA, suas origens, posicionamento e evolução, e também suas estratégias de assimilação ou resistência. No geral, procurar-se-á alargar os conhecimentos e a consciência crítica do/as estudantes no âmbito de uma sociedade multicultural e profundamente desigual, e familiarizá-los/as com conceitos como minoria, estereótipo, discriminação, integração, diáspora, território, assimilação e aculturação. Será também feita uma avaliação crítica da conceção e das políticas do multiculturalismo.

Os materiais de estudo poderão ser de diversa natureza (ensaística, literatura, filmes, fotografia, arte, etc).

N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Participação nas aulas e apresentação oral: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Franklin, J. H. (2010). From Slavery to Freedom. 9th ed. New YorK: A. Knopf.

Kammen, M. (1995). Contested Values: Democracy and Diversity in American Culture. New York: St. Martin’s P.

Fredrickson, G. M. (1988). The Arrogance of Race: Historical Perspectives on Slavery, Racism, and Social Inequality. Middletown, Conn.: Wesleyan UP.

Glazer, N. (1997). We Are All Multiculturalists Now. Cambridge: Harvard UP.

Goldberg, D. T. (1995). Multiculturalism: A Critical Reader. Malden: Blackwell.

Singh-Amritjit et al (Eds). (1994). Memory, Narrative, and Identity: New Essays in Ethnic American Literature. Boston: Northeastern.

Schuman, H.et al. (1997). Racial Attitudes in America. Cambridge: Harvard UP.

Sollors, W. (1986). Beyond Ethnicity: Consent and Descent in American Culture. OUP.

Takaki, R. (Ed.). (2002). Debating Diversity: Clashing Perspectives on Race and Ethnicity in America. OUP.

Yetman, N. R. (Ed.). (1998). Majority and Minority. Boston: Allyn and Bacon. .