Cultura Inglesa (pós)-colonial
0
2024-2025
01011387
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências avançadas em inglês, que permitam a leitura de obras e textos críticos no original.
Métodos de Ensino
Algumas aulas expositivas, mas em geral análise, comentário e discussão de textos, imagens ou filmes.
Resultados de Aprendizagem
- Explorar e aprofundar questões sobre identidade, raça, etnia e interculturalidade no contexto específico do colonialismo e pós-colonialismo britânicos.
- Fornecer quadros críticos relevantes para a análise de discursos e práticas sociais.
- Os/as alunos/as deverão adquirir instrumentos de análise cultural e reconhecer a centralidade dos processos (pós-)coloniais na sociedade britânica.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso debruçar-se-á sobre os fenómenos do colonialismo e pós-colonialismo e seu impacto na cultura e identidade britânicas. Cobrindo vários momentos históricos, desde o Renascimento à contemporaneidade, o curso comportará uma vertente teórica (estudando alguns dos conceitos-chave da teoria pós-colonial, tais como ‘alteridade’, hibridez’, ‘mimetismo’, etc.) e outra de natureza mais prática, em que serão analisados e discutidos, no âmbito deste quadro crítico, textos literários, políticos, ensaísticos, jornalísticos, visuais e fílmicos, de várias proveniências e diferentes épocas. (N.B.: O Programa pode variar de edição para edição, consoante o/a docente da cadeira)
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ashcroft, B. et al. (1998). Key Concepts in Post-colonial Studies. London: Routledge.
Loomba, A., (1998). Colonialism/Postcolonialism. London: Routledge.
Matos, J. (2005). V.S. Naipaul, Travel Writing and the Quest for Postcolonial Identities. South Asian Review, XXVI.1, 184-195.
Spurr, D. (1993). The Rhetoric of Empire. Durham: Duke University Press.
Theme, J. (2003). Post-Colonial Studies. The Essential Glossary. London: Oxford University Press.