Paisagens Culturais e Turismo

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01011365
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Privilegiando metodologias de aprendizagem ativa, os conteúdos serão discutidos e ilustrados, sempre que possível, com exemplos e estimulando os/as estudantes a apresentarem os seus conhecimentos sobre os vários temas. Serão realizados exercícios de auto-verificação de aprendizagens com recurso a plataformas online.

A análise de casos de estudo, comunicações de peritos convidados e realização de trabalhos de campo encorajam a aproximação dos/as estudantes à realidade da atividade turística e a sua capacitação na valorização sustentável das paisagens culturais associadas ao turismo.

 

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral da unidade curricular é dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos e de competências operativas relativas às inter-relações entre paisagens culturais e turismo. Especificamente, relativas a:

− conceitos fundamentais das paisagens culturais;

− relação entre o turismo cultural e o território;

− vários tipos de paisagens e a sua inter-relação com a procura turística;

− paisagens culturais como fator de desenvolvimento local;

− experiência turística das paisagens culturais. 

 

Após a unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:

− compreender os fundamentos das paisagens culturais;

− interpretar as relações entre o turismo cultural e o território;

− relacionar os vários tipos de paisagem cultural com diferentes produtos de turismo cultural;

− reconhecer as paisagens como fator de desenvolvimento local;

− discutir relação entre paisagens e experiência turística;

− desenvolver competências em planeamento e gestão do turismo cultural aliado à paisagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paisagens culturais: fundamentos e conceitos

1.1. Conceitos e abordagens

1.2. Paisagens culturais, contextos e geografias

1.3. Proteção internacional das paisagens

1.4. Apropriação turística das paisagens culturais

 

2. Turismo cultural e paisagem

2.1. Importância económica e dimensão espacial do turismo cultural

2.2. Oferta e procura de turismo cultural

 

3. Os vários tipos de paisagem cultural e inter-relações com a procura turística

3.1. Paisagens patrimoniais

3.2. Paisagens naturais

3.3. Paisagens urbanas

3.4. Paisagens industriais

3.5. Paisagens religiosas

3.6. Paisagens de conflito e miséria

3.7. Paisagens do recreio

3.8. Paisagens aquáticas

3.9. Paisagem e touring cultural

 

4. Paisagens culturais e desenvolvimento local

4.1. Comunidades locais, residentes e turistas

4.2. Planeamento e gestão sustentáveis do turismo cultural

 

5. Paisagens culturais e experiência turística

5.1. A experiência da paisagem cultural

5.2. Imagem dos destinos, autenticidade e ligação ao lugar

Docente(s) responsável(eis)

Alexandra Maria de Almeida Matos Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Costa, C., & Santos, N. (2018). A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural. Cadernos de Geografia, (38), 23-41.

Du Cros, H., & McKercher, B. (2020). Cultural tourism. Routledge.

Fernandes, J. L. (2013). Paisagem cultural: de um espaço de reterritorialização a um recurso turístico. The Overarching Issues of the European Space. Ed. Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 269-285.

Fortuna, C. (2013). Identidades, percursos, paisagens culturais. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Pinto-Correia, T., Abreu, A. C., & Oliveira, R. (2001). Identificação e caracterização de unidades de paisagem de Portugal Continental. Finisterra, 36(72), 195-206.

Nocca, F. (2017). The role of cultural heritage in sustainable development. Sustainability, 9(10).

Tiberghien, G., Bremner, H., & Milne, S. (2017). Performance and visitors’ perception of authenticity in eco-cultural tourism. Tourism Geographies, 19(2), 287-300.

UNWTO. (2018). Tourism and culture synergies. UNTWO.