Gestão de Destinos Turísticos

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011359
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas basear-se-ao na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a resolução de exercícios e a análise e discussão de estudos de caso. Será incentivada a recolha, apresentação e discussão de informação que permita uma análise comparativa de princípios e de práticas de gestão.As orientações tutoriais serão destinadas a apoiar os alunos neste sentido.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as diferentes perspetivas de definição de um destino turístico.

Compreender a importância e a diversidade das organizações de gestão dos destinos turísticos.

Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e da colaboração, das parcerias e das redes na gestão dos destinos turísticos.

Identificar os princípios e as práticas que são essenciais no quadro da gestão estratégica dos destinos turísticos.

Perceber a importância da inventariação de recursos e do desenvolvimento dos produtos turísticos no quadro de uma gestão estratégica.

Conhecer as implicações do conceito de ciclo de vida dos destinos turísticos para a sua gestão.

Entender os desafios que o posicionamento e a competitividade dos destinos turísticos colocam à gestão.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Destino turístico

1.1. Definição: diferentes perspetivas

1.2. Elementos básicos de um destino turístico

2. A importância das Organizações de Gestão dos Destinos (OGDs)

2.1. Génese e evolução, funções e estrutura

2.2. A diversidade das organizações de gestão dos destinos

2.2.1. O Polo de Competitividade e Tecnologia do Turismo e as Entidades Regionais de Turismo

2.2.2. A importância dos Convention & Visitors Bureaus

2.2.3. A pertinência dos Observatórios Regionais de Turismo no apoio à gestão

2.2.4. A relevância dos Regional Tourism Thinking Thanks

3. Princípios e práticas de gestão estratégica dos destinos turísticos

3.1. Inventariação de recursos e avaliação da competitividade de um destino

3.2. O desenvolvimento dos produtos turísticos: a definição estratégica

3.3. Estratégias de diferenciação competitiva: a relevância das experiências

3.4. Posicionamento competitivo e gestão de destinos turísticos

3.5. O ciclo de vida dos produtos turísticos e a gestão de destinos: a inovação.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago Manuel Serafino Ceriz dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Carneiro, M. J. (2007). Modeling the choice of tourism destinations: a positioning analysis. PhD Thesis. Aveiro:UA.

Harrill, R. (2013). Fundamentals of destination management and marketing. Pennsylvania: A.H.&L.E.I.

Kozak, M., & Baloglu, S. (2012). Managing and marketing tourist destinations: strategies to gain a competitive edge. London: Francis & Taylor.

Monereau, M. (2008). Management des organisations touristiques. Bréal: Paris.

Moreira, C. O. (2013). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. Coimbra: UC.

Morrison, A. (2013). Marketing and managing tourism destinations. London: Taylor & Francis.

Wang, Y., & Pizam, A. (2011). Destination marketing and management: theories and applications. Wallingford: Cabi.

Weaver, D., & Lawton, L. (2014). Tourism management. New York: John Wiley & Sons.

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