Organização e Gestão de Eventos

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
01011341
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas baseiam-se na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos/das estudantes. Estes serão motivados a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia, análise de legislação, exercícios individuais e em grupo. Será valorizada a visita de estudo/visita técnica, para promover a observação reflexiva e crítica, bem como o contacto com organizações (entidades/empresas/associações).

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral é dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos e competências operativas no âmbito da organização e da gestão de eventos turísticos. Especificamente pretende-se que os/as estudantes adquiram e consolidem conhecimentos sobre os eventos especiais, especialmente orientados para o turismo, a estrutura do mercado de eventos, as fases de organização de um evento e os fatores críticos da organização de um evento.

No final da disciplina os/as estudantes deverão ser capazes de: definir evento especial; classificar os eventos em função de vários critérios; diferenciar o evento como produto do evento como estratégia para posicionamento; identificar em cada fase da organização de um evento necessidades operativas específicas; analisar cada um dos fatores críticos da organização e da gestão de um evento, conhecendo a sua amplitude e exemplificando com situações reais; assinalar tendências societais e o seu reflexo nos eventos de turismo e lazer.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Os eventos

Conceito e tipologias

Os Convention & Visitors Bureau

2.Os eventos no contexto do turismo,do lazer e da economia da experiência

Os eventos como produto

Os eventos como estratégia de diferenciação e de comunicação dos destinos turísticos

Estratégias de captação de eventos:bidding process

3.O ciclo de vida de um evento

A criação de um evento:event design

Planear um evento:o projeto

Executar a gerir um evento:o manual

Avaliar um evento:o relatório

4. Aspetos críticos na organização e gestão de um evento

5. Sustentabilidade e responsabilidade social

6. Comunidade local e eventos turísticos

7.Tendências societais:o futuro dos eventos

Docente(s) responsável(eis)

Tiago Manuel Serafino Ceriz dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bladen, C., Wilde, N., Kennell, J., & Abson, E. (2020). Events management. Routledge.

Bowdin, G., et al (2010). Events manangement. Butterworth-Heinemann.

Caetano, J. e Portugal, J. e Portugal, M. (2018). Gestão de Eventos. Escolar Editora.

Cuffy, V., Bakas, F., & Cooetzee (2021). Events tourism. Routledge.

Davidson, R. (2018). Business events. Routledge.

Dhariwal, et al.(2023). Event tourism and sustainable community development advances, effects, and implications. Routledge.

Galvão, F., Montenegro, A., & Pípolo, I. M. (2019). Gestão de riscos em eventos no século XX. Sílabas & Desafios.

Getz, D., & Page, S. (2020). Event studies: Theory, research and policy for planned events. Routledge.

Getz, D. (2023). Cases for event management and event tourism. Events Management Theory and Methods.

Gursoy, D., Nunkoo, R., & Yolal, M. (2021). Festival and event tourism impacts. Routledge.

Vieira, J. (2015).Eventos e Turismo.Ed.Sílabo.