Organização e Gestão de Eventos

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011341
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas basear-se-ao na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a resolução de exercícios e a análise e discussão de estudos de caso. Será incentivada a recolha, apresentação e discussão de testemunhos ilustrativos de experiências profissionais relevantes. As orientações tutoriais serão destinadas a apoiar a construção da sinopse de um evento.

Resultados de Aprendizagem

Identificar os diferentes tipos de eventos com relevância para o turismo, tipificando-os com base nos seus elementos diferenciadores.

Conhecer as diferentes fases da organização de um evento com relevância para o turismo.

Relativizar as operações inerentes à organização de eventos em função dos diferentes tipos de eventos.

Entender a relevância dos eventos para a qualificação dos produtos e dos destinos turísticos.

Compreender a importância das estratégias de captação de eventos para o posicionamento e para a competitividade dos destinos turísticos.

Avaliar o impacto dos eventos nas comunidades, nas cidades, nas regiões e nos países de acolhimento.

Contactar com empresas de organização de eventos analisando em detalhe eventos específicos.

Elaborar uma sinopse de um projeto de evento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Os eventos: elementos diferenciadores

2. A criação de um evento (event design): as diferentes fases da organização de um evento

2.1. Planear um evento: o projeto do evento

2.2. Executar a gerir um evento: o manual do evento

2.3. Avaliar um evento: o relatório do evento

3. A captação e a criação de eventos como fator de posicionamento e de competitividade dos destinos turísticos

4. O reflexo dos eventos no território e nas comunidades de acolhimento.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Eduardo Ávila da Silveira

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Beech, J., Kaiser, S., & Kaspar, R. (2014). The business of events management. Harlow: Pearson Education.

Bladen, C., Wilde, N., Kennell, J. & Abson, E. (2012). Events management. London: Routledge.

Claveau, P. (2005). Organisation d'événements. Grenoble: PUG.

Dwyer, L., & Wickens, E. (2014). Event tourism and cultural tourism. London: Taylor & Francis.

Getz, D. (2012). Event studies: theory, research and policy for planned events. London: Routledge.

Marujo, N. (2012). Turismo, turistas e eventos: o caso da Ilha da Madeira. Doutoramento em Turismo. Évora: UE.

Page, S., & Connell, J. (2009). Event tourism. London: Routledge.

Page, S., & Connell, J. (2011). The Routledge handbook of events. London: Routledge.

Raj, R., Walters, P. & Rashid, T. (2008). Events management. London: Sage.

Richards, G., Marques, L., & Karen M. (2014). Event design. London: Routledge.

Smith, Andrew (2012). Events and urban regeneration: the strategic use of events to revitalize citeis. London: Routledge.