Animação Turística
0
2025-2026
01011330
Turismo
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Privilegiando metodologias de aprendizagem ativa, os conteúdos são discutidos e ilustrados, sempre que possível, com exemplos, estimulando os/as estudantes a apresentarem os seus conhecimentos sobre os vários temas. São realizados exercícios de auto-verificação de aprendizagens com recurso a plataformas online.
A análise de casos de estudo, comunicações de peritos convidados e realização de trabalhos de campo encorajam a aproximação dos/as estudantes à realidade e a sua capacitação no incremento de atividades criativas e competitivas, respeitando princípios de inclusão e de sustentabilidade.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral da unidade curricular é dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos e de competências operativas na área da animação turística. Especificamente, respeitantes a:
− conceitos fundamentais da animação turística;
− programação e gestão de atividades de animação turística em diferentes contextos;
− tendências de evolução.
Após a conclusão da disciplina, os/as estudantes deverão ser capazes de:
− compreender os fundamentos da animação turística e o seu enquadramento legal;
− identificar diferentes segmentos do mercado, percebendo necessidade de adequação de atividades e dinâmicas;
− reconhecer o papel da animação no contexto da economia de experiências;
− planear e gerir diferentes atividades de animação em diferentes contextos;
− descrever potenciais impactos positivos e negativos;
− discutir tendências da oferta e procura da animação turística;
− sugerir e incrementar estratégias criativas neste âmbito, respeitando princípios de inclusão e de sustentabilidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à animação turística
1.1. Conceitos
1.2. Enquadramento legal em Portugal
1.3. Dinâmica de grupos, público-alvo e outros elementos centrais das atividades de animação
1.4. Animação, economia de experiências e cocriação
2. Programação e gestão de atividades em animação turística
2.1. Programação de uma atividade de animação
2.2. Execução e gestão do risco das atividades de animação
2.3. Avaliação: benefícios, impactos e qualidade
3. Tipos de atividades e contextos de animação
3.1. Animação na interpretação do património
3.1.1. Património natural
3.1.2. Património cultural
3.2. Animação desportiva e ambiental
3.3. Atividades de team building
3.4. Animação pelas artes performativas (música, dança, teatro)
3.5. Contextos: atrações turísticas, unidades de alojamento, espetáculos
4. Tendências de evolução, criatividade e empreendedorismo em animação.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Balbino Caldeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística. LIDEL.
Crossley, J. C., Rood, S., Brayley, R. E., Price-Howard, K., & Holdnak, A. (2018). Introduction to commercial recreation and tourism: An entrepreneurial approach (7th ed.). Sagamore Venture.
Dixit, S. K. (Ed). (2020). The Routledge handbook of tourism experience management and marketing. Routledge.
Jelincic, D. A., & Mansfeld, Y. (Eds.). (2019). Creating and managing experiences in cultural tourism. World Scientific.
Jenkins, I. (2019). Adventure tourism and outdoor activities management: A 21st century toolkit. CABI.
Moss, S., & Walmsley, B. (Eds.). (2014). Entertainment management. CABI.
Rossman, J. R., & Schlatter, B. E. (2019). Recreation programming. Sagamore-Venture.
Scott, N., Gao J., & Ma, J. (Eds.). (2017). Visitor experience design. CABI.
Spengler, J. O., Connaughton, D., & Pittman, A. T. (2006). Risk management in sport and recreation. Human Kinetics.