Animação Turística

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011330
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Privilegiando metodologias de aprendizagem ativa, os conteúdos são discutidos e ilustrados, sempre que possível, com exemplos, estimulando os/as estudantes a apresentarem os seus conhecimentos sobre os vários temas. São realizados exercícios de auto-verificação de aprendizagens com recurso a plataformas online.

A análise de casos de estudo, comunicações de peritos convidados e realização de trabalhos de campo encorajam a aproximação dos/as estudantes à realidade e a sua capacitação no incremento de atividades criativas e competitivas, respeitando princípios de inclusão e de sustentabilidade.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral da unidade curricular é dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos e de competências operativas na área da animação turística. Especificamente, respeitantes a:

− conceitos fundamentais da animação turística;

− programação e gestão de atividades de animação turística em diferentes contextos;

− tendências de evolução.

Após a conclusão da disciplina, os/as estudantes deverão ser capazes de:

− compreender os fundamentos da animação turística e o seu enquadramento legal;

− identificar diferentes segmentos do mercado, percebendo necessidade de adequação de atividades e dinâmicas;

− reconhecer o papel da animação no contexto da economia de experiências;

− planear e gerir diferentes atividades de animação em diferentes contextos;

− descrever potenciais impactos positivos e negativos;

− discutir tendências da oferta e procura da animação turística;

− sugerir e incrementar estratégias criativas neste âmbito, respeitando princípios de inclusão e de sustentabilidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à animação turística

1.1. Conceitos

1.2. Enquadramento legal em Portugal

1.3. Dinâmica de grupos, público-alvo e outros elementos centrais das atividades de animação

1.4. Animação, economia de experiências e cocriação

2. Programação e gestão de atividades em animação turística

2.1. Programação de uma atividade de animação

2.2. Execução e gestão do risco das atividades de animação

2.3. Avaliação: benefícios, impactos e qualidade

3. Tipos de atividades e contextos de animação

3.1. Animação na interpretação do património

3.1.1. Património natural

3.1.2. Património cultural

3.2. Animação desportiva e ambiental

3.3. Atividades de team building

3.4. Animação pelas artes performativas (música, dança, teatro)

3.5. Contextos: atrações turísticas, unidades de alojamento, espetáculos

4. Tendências de evolução, criatividade e empreendedorismo em animação.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Balbino Caldeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística. LIDEL.

Crossley, J. C., Rood, S., Brayley, R. E., Price-Howard, K., & Holdnak, A. (2018). Introduction to commercial recreation and tourism: An entrepreneurial approach (7th ed.). Sagamore Venture.

Dixit, S. K. (Ed). (2020). The Routledge handbook of tourism experience management and marketing. Routledge.

Jelincic, D. A., & Mansfeld, Y. (Eds.). (2019). Creating and managing experiences in cultural tourism. World Scientific.

Jenkins, I. (2019). Adventure tourism and outdoor activities management: A 21st century toolkit. CABI.

Moss, S., & Walmsley, B. (Eds.). (2014). Entertainment management. CABI.

Rossman, J. R., & Schlatter, B. E. (2019). Recreation programming. Sagamore-Venture.

Scott, N., Gao J., & Ma, J. (Eds.). (2017). Visitor experience design. CABI.

Spengler, J. O., Connaughton, D., & Pittman, A. T. (2006). Risk management in sport and recreation. Human Kinetics.