Seminário de Turismo, Território e Patrimónios

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011275
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O seminário recorre a um espetro alargado de métodos e de técnicas pedagógicas, No início recorre-se predominantemente a métodos de exposição oral, tendo em conta a necessidade de transmitir uma base de informações que servem de introdução teórica e permitem explicitar as temáticas e os métodos de investigação, o que dará lugar a uma intervenção mais ativa dos alunos, através de tarefas como recensão crítica de bibliografia, apresentações orais e análises críticas de trabalhos em curso, relatórios de trabalho de campo, organização de eventos científicos, entre outras.

Resultados de Aprendizagem

O Seminário em Turismo, Território e Património é uma unidade curricular vocacionada para promover análises teóricas e aplicadas das novas tendências do turismo, território e património, e desenvolver competências de investigação teórica e empírica, designadamente capacidade de recolha, tratamento, síntese e apresentação de dados, assim como competências de estruturação e construção de textos científicos. A aplicação prática dos conhecimentos em estudos de caso específicos tem subjacente o fomento da capacidade de intervenção e espírito opinativo dos alunos em contexto de aula, através de apreciações críticas de trabalhos em execução e de textos de autores nacionais e internacionais, bem como da participação em outras tarefas de acordo com o planeamento das atividades letivas.

Estágio(s)

Não

Programa

Em relação aos conteúdos programáticos, as primeiras sessões do Seminário são dedicadas às metodologias de investigação e temáticas emergentes em turismo, território e património. Nas sessões seguintes são analisadas de forma detalhada quer as principais fontes de informação e os métodos de pesquisa e organização dessas referências, quer as temáticas de investigação específicas a desenvolver em cada edição do Seminário, o que, deste modo, abre caminho a investigações empíricas e estudos de caso. De forma esquemática, os conteúdos programáticos podem ser apresentados da seguinte forma:

1. Principais metodologias de investigação em turismo, território e património.

2. Temáticas emergentes de investigação em turismo, território e património.

3. Principais fontes bibliográficas e métodos de pesquisa e organização dessas referências.

4. Estudos aplicados (investigações empíricas e estudos de caso).

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho Escrito/Relatório (50%); Tarefas em Contexto de Aula (40%); Assiduidade (10%): 100.0%

Bibliografia

Carvalho, P. e Fernandes, J. (2012). Património Cultural e Paisagístico: políticas, intervenções e representações. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Claval, P. (2007). Changing conceptions of heritage and landscape”. In N. Moore & Y. Whelan (Ed.), Heritage, Memory and the Politics of Identity. New Perspectives on the Cultural Landscape (pp. 85-94). Aldershot, Ashgate.

Pearce, D. & Butler, R. (Ed.) (2005). Contemporary Issues in Tourism Development. Routledge

Richard, G.; Munsters, W. (2010, Org.) Cultural Tourism Research Methods. CAB International

Ritchie, B. et al (Ed.) (2005). Tourism Research Methods. Oxfordshire, CABI SANTOS.

Smith, L. & Akagawa, N. (Ed.) (2009). Intangible Heritage. London and New York, Routledge.

Veal, A.J. (2011). Research Methods for Leisure and Tourism: A Practical Guide. Prentice Hall.