Património Imaterial e Turismo
0
2022-2023
01011258
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Privilegiando metodologias de aprendizagem ativa, os conteúdos serão discutidos e ilustrados, sempre que possível, com exemplos e estimulando os/as estudantes a apresentarem os seus conhecimentos sobre os vários temas. Serão realizados exercícios de auto-verificação de aprendizagens com recurso a plataformas online.
A análise de casos de estudo, comunicações de peritos convidados e realização de trabalhos de campo encorajam a aproximação dos/as estudantes à realidade da atividade turística e a sua capacitação na valorização turística do património imaterial.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral da unidade curricular é dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos e competências no âmbito da inter-relação entre património imaterial e turismo. Especificamente, pretende-se que os/as estudantes adquiram e consolidem conhecimentos sobre:
− os conceitos fundamentais do património cultural imaterial;
− as potencialidades do turismo na conservação e valorização do património cultural imaterial;
− recursos culturais imaterais específicos particularmente relevantes.
Após a conclusão da disciplina, os/as estudantes deverão ser capazes de:
− compreender os conceitos e questões fundamentais do património imaterial;
− identificar os recursos culturais mais relevantes do património imaterial português;
− analisar criticamente os potenciais impactos do turismo;
− reconhecer o papel potencial do turismo na conservação e valorização do património cultural imaterial;
− delinear e incrementar estratégias estratégias que permitam valorizar os recursos imateriais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os recursos culturais imateriais
1.1. Conceitos e classificações
1.2. Organizações internacionais, classificação e valorização do património imaterial
1.3. Património imaterial em Portugal
2. Turismo e património cultural imaterial
2.1. Identidade, autenticidade e tradição
2.2. Dos recursos culturais imateriais aos produtos turísticos
2.3. O papel do turismo na conservação e valorização do património cultural imaterial
3. Recursos culturais imateriais específicos e análise de casos de estudo
3.1. Valor patrimonial e turístico dos idiomas
3.2. A experiência enogastronómica como produto turístico-cultural
3.3. O património imaterial português como fator de competitividade e sustantabilidade dos destinos
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Balbino Caldeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Cabral, C. B. (2018). Património Cultural Imaterial. Leya.
Gronau, W., Bonadei, R., Kastenholz, E., & Pashkevich, A. (Eds.). (2019). E-CUL-TOURS: Enhancing Networks in Heritage Tourism. Gruppo editoriale Tab.
Kim, S., Whitford, M., & Arcodia, C. (2019). Development of intangible cultural heritage as a sustainable tourism resource: the intangible cultural heritage practitioners’ perspectives. Journal of Heritage Tourism, 14(5-6), 422-435.
Marques, L. (2019). Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico. Afrontamento.
Moseley, C. (ed.) (2010). Atlas of the World’s Languages in Danger. UNESCO Publishing.
UNESCO. (2003). Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. https://ich.unesco.org/doc/src/00009-PT-Portugal-PDF.pdf
World Tourism Organization. (2019). Guidelines for the Development of Gastronomy Tourism. World Tourism Organization.
World Tourism Organization. (2012). Tourism and Intangible Cultural Heritage. World Tourism Organization.