Património Imaterial e Turismo

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011258
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão leccionadas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.

Na operacionalização das aulas práticas privilegiar-se-ao os métodos activos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.

Resultados de Aprendizagem

1- Apreender, interpretar e aplicar o quadro conceptual relacionado com o objecto de estudo.

2- Analisar o papel das Organizações Internacionais na salvaguarda e valorização do  património imaterial.

3- Analisar o caso português na perspectiva do quadro conceptual construído e numa lógica comparativa com as políticas e práticas internacionais.

4- Desenvolver competências no âmbito da produtização de recursos culturais imateriais, enquanto processo decorrente da implementação da metodologia de gestão de projectos.

5- Compreender a importância do Turismo na recuperação, preservação e valorização do património imaterial.

6- Compreender o valor identitário, patrimonial e económico das línguas naturais em geral e da língua portuguesa em particular.

7- Apreender dados históricos e linguísticos que expliquem e ilustrem a função aglutinadora e diferenciadora que a língua portuguesa assume na atualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Os recursos culturais imateriais

1.1. Conceitos e classificações

1.2. A valorização do património imaterial: organizações internacionais e classificação do património

1.3. O património imaterial português

2. Turismo e património cultural imaterial

     - Identidade, autenticidade e tradição

     - O processo de produtização turística dos recursos culturais imateriais: do projecto à acção.

     - O papel do turismo na valorização e conservação do património cultural imaterial

3. As línguas enquanto património imaterial

3.1. Questões introdutórias: valor identitário, simbólico, económico e museológico dos idiomas

3.2. A identidade histórica da língua portuguesa

3.3. A língua portuguesa no mundo: valores simbólicos e identitários

3.4. A língua portuguesa em Portugal: especificidades locais

3.5. Situações de fronteira e áreas linguísticas específicas em Portugal: o caso do barranquenho e do mirandês.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cabral, B. C. (2011). Património Cultural Imaterial. Lisboa: Edições 70.

Comrie, B., Matthews, S. & Polinsky, M. (eds.) (2001). O Atlas das línguas. A origem e a evolução das línguas no mundo. Lisboa: Editorial Estampa.

Ferronha, A.L. (1992). Atlas da língua portuguesa na história e no mundo. Lisboa: INCM

Girard L. F. e Nijkamp, P. (2009). Cultural tourism and local sustainable local development. London: Ashgate

Moseley, C. (ed.) (2010). Atlas of the World’s Languages in Danger, 3.ª ed. Paris: UNESCO Publishing. http://www.unesco.org/culture/en/e

Peralta, E., Anico, M. (Eds.), (2009). Heritage and Identity in the Twenty-First Century. London: Routledge.

UNESCO (2003). Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Paris: UNESCO.

UNESCO (2005). Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Paris: UNESCO.

UNESCO (2006). Universal Declaration on Linguistic Rights. http://www.unesco.org/cpp/uk/declarations/linguistic.pdf.