Património Imaterial e Turismo
0
2015-2016
01011258
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão leccionadas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.
Na operacionalização das aulas práticas privilegiar-se-ao os métodos activos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.
Resultados de Aprendizagem
1- Apreender, interpretar e aplicar o quadro conceptual relacionado com o objecto de estudo.
2- Analisar o papel das Organizações Internacionais na salvaguarda e valorização do património imaterial.
3- Analisar o caso português na perspectiva do quadro conceptual construído e numa lógica comparativa com as políticas e práticas internacionais.
4- Desenvolver competências no âmbito da produtização de recursos culturais imateriais, enquanto processo decorrente da implementação da metodologia de gestão de projectos.
5- Compreender a importância do Turismo na recuperação, preservação e valorização do património imaterial.
6- Compreender o valor identitário, patrimonial e económico das línguas naturais em geral e da língua portuguesa em particular.
7- Apreender dados históricos e linguísticos que expliquem e ilustrem a função aglutinadora e diferenciadora que a língua portuguesa assume na atualidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os recursos culturais imateriais
1.1. Conceitos e classificações
1.2. A valorização do património imaterial: organizações internacionais e classificação do património
1.3. O património imaterial português
2. Turismo e património cultural imaterial
- Identidade, autenticidade e tradição
- O processo de produtização turística dos recursos culturais imateriais: do projecto à acção.
- O papel do turismo na valorização e conservação do património cultural imaterial
3. As línguas enquanto património imaterial
3.1. Questões introdutórias: valor identitário, simbólico, económico e museológico dos idiomas
3.2. A identidade histórica da língua portuguesa
3.3. A língua portuguesa no mundo: valores simbólicos e identitários
3.4. A língua portuguesa em Portugal: especificidades locais
3.5. Situações de fronteira e áreas linguísticas específicas em Portugal: o caso do barranquenho e do mirandês.
Docente(s) responsável(eis)
Mónica Belchior Morais de Brito
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cabral, B. C. (2011). Património Cultural Imaterial. Lisboa: Edições 70.
Comrie, B., Matthews, S. & Polinsky, M. (eds.) (2001). O Atlas das línguas. A origem e a evolução das línguas no mundo. Lisboa: Editorial Estampa.
Ferronha, A.L. (1992). Atlas da língua portuguesa na história e no mundo. Lisboa: INCM
Girard L. F. e Nijkamp, P. (2009). Cultural tourism and local sustainable local development. London: Ashgate
Moseley, C. (ed.) (2010). Atlas of the World’s Languages in Danger, 3.ª ed. Paris: UNESCO Publishing. http://www.unesco.org/culture/en/e
Peralta, E., Anico, M. (Eds.), (2009). Heritage and Identity in the Twenty-First Century. London: Routledge.
UNESCO (2003). Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Paris: UNESCO.
UNESCO (2005). Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Paris: UNESCO.
UNESCO (2006). Universal Declaration on Linguistic Rights. http://www.unesco.org/cpp/uk/declarations/linguistic.pdf.