Ecomuseologia e Turismo
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2021-2022
01011242
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimentos de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; preparação, apresentação e debate de tarefas pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Visa-se caracterizar as concepções de património cultural e de museologia (com destaque para os ecomuseus), as virtualidades das actividades em causa para o crescimento do turismo e para o desenvolvimento sustentável; lembrar categorias teóricas e informação empírica significativas para a compreensão da realidade museológica, para a operacionalização dos vectores de cooperação entre património cultural, museus, actividade turística e desenvolvimento sustentável.
Poder-se-ão adquirir competências de identificação das características dos diversos tipos de património cultural e de avaliação da qualidade de determindas práticas museológicas; de planificação de oferta turística que potencie as virtualidades resultantes da existência de núcleos relevantes de património cultural e de museus; de concretização de estratégias de intervenção por parte dos agentes turísticos que resultem no estabelecimento de um relacionamento eficaz com os responsáveis pelo património cultural e pelos museus.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- História e sociologia dos conceitos de património — cultural e natural — e de museu.
2- Evolução da noção de património cultural e das práticas em torno dessa realidade.
3- Correntes museológicas: museologia tradicional, nova museologia e museologia pós-moderna.
4- Tipologia de estruturas museológicas e de valências de interacção com a “sociedade civil”.
5- Modalidades de colaboração entre investigação, património cultural e museus, cultura organizacional e marketing territorial, turismo e lazer.
6- Questões deontológicas e economia, estratégias cruzadas de promoção do desenvolvimento e do aprofundamento da democracia, abordagem transversal das questões do património cultural e da museologia.
7- Situação do património cultural e da museologia em Portugal.
8- Comparação entre a realidade portuguesa e a evolução ocorrida em outros países.
Docente(s) responsável(eis)
João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Para além do exame escrito (eventualmente complementado por uma prova oral) e de uma recensão crítica (7p.) — tarefas obrigatórias —, apela-se à participação informal nas aulas, à preparação e apresentação de temas, à realização de relatórios de observação, de trabalhos de investigação bibliográfico-documental, à organização de e/ou à participação em eventos científicos, visitas de estudo, etc.: 100.0%
Bibliografia
Cerdeira, P. (2019). A Sociedade Propaganda de Portugal e a construção do turismo moderno (1888-1911). Imprensa de Ciências Sociais.
Cluzeau CLUZEAU, C. O. (1998). Le tourisme culturel. PUF.
Novos consumos, novos produtos turísticos. Actas, Lisboa, ITP, 2005.
NUNES, João Paulo Avelãs, “História e historiografia, património cultural e museologia, lazer e turismo culturais: uma abordagem deontológico-epistemológica e teórico-metodológica”, Revista de Teoria da História, vol. 17, nº 1, Julho de 2017, p. 162-182.
PRENTICE, Richard, Tourism and haritage attractions, Londres, Routledge, 1995, 3ª edição.
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz (coord.), Iniciação à museologia, Lisboa, UA, 1993.
ROSMANINHO, Nuno, A deriva nacional da arte. Portugal, séculos XIX-XXI, Vila Nova de Famalicão, Edições Humus, 2018.
VEGO, Peter (dir.), The new museology, Londres, Reaktion Books, 1989.
VICTORINO, José Guilherme, Propaganda e turismo no Estado Novo, Lisboa, Aletheia Editores, 2017.